Métodos preditivos da Climatologia como subsídios ao planejamento urbano: aplicação em conforto térmico

Autores

  • Eleonora Sad de Assis Dep. Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo – Escola de Arquitetura Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Apresenta-se um procedimento de simulação física em modelo reduzido do fenômeno da ilha de calor numa área urbana da cidade de Belo Horizonte (MG) integrado à abordagem de trabalho de campo, demonstrando a capacidade do modelo físico em reproduzir fatos do mundo real, o que lhe confere capacidade preditiva. A comparação de resultados entre o modelo físico reduzido e a área urbana de estudo foi feita através de um modelo numérico aplicado simultaneamente aos dois casos. A boa correlação encontrada entre os resultados mostra que se pode utilizar este procedimento para a avaliação objetiva dos impactos das estruturas urbanas sobre o clima natural do sítio local, auxiliando na tomada de decisão para o planejamento e projeto urbano, bem como nas legislações construtivas, com vistas à preservação das condições de qualidade físico-ambiental e acessibilidade aos recursos naturais na área urbana.

Downloads

Publicado

2015-08-10

Como Citar

SAD DE ASSIS, E. Métodos preditivos da Climatologia como subsídios ao planejamento urbano: aplicação em conforto térmico. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 145–158, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/180. Acesso em: 28 mar. 2024.