E quem disse que Geografia e Arte rimam? A formação docente na perspectiva das relações entre Geografia e Arte

Autores

  • Igor Carlos Feitosa Alencar Universidade Federal da Paraíba - UFPB Seção Local João Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2020.1780

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar as relações entre Geografia e Arte no que tange a formação docente no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Regional do Cariri. Para tanto, nos debruçamos na literatura sobre ensino de Geografia, linguagens, currículo e formação docente. Ainda analisamos as ementas e programas das disciplinas de Prática Curricular II e V do Currículo 2005/2006 e realizamos entrevistas com docentes e discentes. Enquanto resultados obtidos encontramos as discussões sobre Geografia e Arte praticamente condensadas na disciplina de Prática Curricular V e também, muitas vezes, restritas a músicas e a obras literárias. No entanto, apesar dessa discussão apresentar-se em “ilhas” ao longo do curso, é perceptível que contribuem e enriquecem tanto a formação docente quanto a prática pedagógica, como demonstram principalmente as entrevistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-27

Como Citar

FEITOSA ALENCAR, I. C. E quem disse que Geografia e Arte rimam? A formação docente na perspectiva das relações entre Geografia e Arte. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 54, p. 805–844, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2020.1780. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1780. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos