O direito à cidade na constelação do pensamento lefebvriano
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1629Resumo
O presente texto visa articular alguns conceitos fundamentais da obra do filósofo francês Henri Lefebvre que giram em torno da noção de direito à cidade. Tal articulação se fará por meio de um trânsito na obra do autor desde a Crítica da Vida Cotidiana até seus textos finais; remontando ainda à própria materialidade do mundo contemporâneo tendo em vista o caráter essencialmente aporético da práxis tecnocrática e estatal no que concerne à promessa sempre inconclusa da emancipação humana. Nessa constelação se faz necessário o diálogo com seus textos de vulgarização do marxismo (como o próprio Lefebvre chamou outrora), com suas elaborações na Metafilosofia, bem como com a démarche diferencialista, e a experiência do Maio de 1968, em rica associação com os membros da Internacional Situacionista, especialmente Guy Debord.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.