Editorial Terra Livre 46

Autores

  • Os Editores

Resumo

Em toda a sua história a AGB, mais do que uma entidade, se caracterizou por ser um fórum de construção de geografias. Isto sempre envolveu pensar (e, neste sentido, tensionar) o campo disciplinar e suas múltiplas agências de intervenção na sociedade. Assim, a entidade sempre pautou e foi central na participação da comunidade geográfica nos projetos territoriais (nas suas múltiplas escalas, como a nacional, a regional ou do urbano e metropolitano) e no ensino de geografia. Este espírito esteve presente na chamada definida como título para o XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, o ENG, realizado entre 24 e 30 de julho de 2016 em São Luís do Maranhão. O título “A construção do Brasil: geografia, ação política e democracia”, chamada do XVIII ENG, foi definido também como tema de chamada de artigos para este número da Terra Livre.

As respostas da comunidade geográfica agebeana aparecem nos artigos que aqui publicamos. Temas caros à Geografia Brasileira e à construção do Brasil como a Amazônia (pensada a partir do conceito de fronteira), o ensino de geografia, a produção de políticas sociais, a temática das relações raciais e do racismo (além de outras formas de discriminação como gênero, sexualidades, etc.) no ensino, na escola e no pensamento geográfico são debatidos nos textos deste volume. Importantes contribuições e provocações para a Geografia, para a democracia e para a nossa ação política.

Que sejam boas as leituras e ativos os debates!

 

Comissão de Publicações

Downloads

Publicado

2018-02-25

Como Citar

EDITORES, O. Editorial Terra Livre 46. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 46, p. 9–11, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1426. Acesso em: 28 mar. 2024.