METROPOLIZAÇÃO, ÁREAS METROPOLITANAS E AGLOMERAÇÕES URBANAS: REVISITANDO CONCEITOS
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2008.263Resumo
No Brasil, contrapor a teoria à pratica metropolitana equivale, sob certos aspectos, à comparação entre a realidade e o fetiche, o fato e a crença. Chocam-se questões científicas, inerentes ao estudo da realidade, às vontades políticas, que dizem respeito ao ato de instituir regiões administrativas. De um lado, têm-se conceitos e, de outro, apenas termos constitucionais. No entanto, à teoria metropolitana também cabe uma parcela de desencontros, resultando uma pletora de conceitos polissêmicos. Sendo assim, propõe-se, neste artigo, a realização de uma análise e revisão histórica de alguns conceitos comumente utilizados em trabalhos da geografia urbana e regional brasileira (metropolização, área metropolitana e aglomeração urbana), visando-se chamar atenção à necessidade de reflexão sobre o assunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.