DOS ESPAÇOS INTERDITOS À INSTITUIÇÃO DOS TERRITÓRIOS TRAVESTIS: UMA CONTRIBUIÇÃO ÀS GEOGRAFIAS FEMINISTAS E QUEER
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2010.417Abstract
O artigo explora a relação contraditória e complementar entre interdições, fronteiras e territórios que marcam a existência travesti. Para alcançar este objetivo foram realizadas duas pesquisas paralelas no Grupo de Estudos Territoriais (GETE) em que foram investigadas, através de entrevistas em profundidade, as experiências espaciais de treze pessoas que se auto identificavam como travestis, além de observações sistemáticas por dois anos. As vivências espaciais do ser travesti são marcadas pelo abandono, pela posição de inferioridade na hierarquia da diferença sexual e pela exclusão socioespacial. Paradoxalmente, são estes mesmos elementos que, compartilhados, acionam as fronteiras e fortalecem a formação de territórios. A referência de território travesti resgatada para este trabalho é o da prostituição, já que é a partir dele que o ser travesti torna-se visível e desejável na sociedade heteronormativa que simultaneamente o invisibiliza com seu poder de interdição espacial ao acesso à cidadania.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.