Violência e fragmentação: dimensões complementares da realidade paulistana

Autores

  • Edá Goes Professora Doutora do Departamento de Geografia - FTC/UNESP
  • André Luis André Professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.

Resumo

nt

Biografia do Autor

Edá Goes, Professora Doutora do Departamento de Geografia - FTC/UNESP

Graduada (1986), mestre (1991) e doutora (1998) em História pela Universidade Estadual Paulista, campus de Assis. Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente, atuando nos cursos de graduação em Geografia e Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT - UNESP. Tem experiência nas áreas de História, particularmente em História da Cidade, mas também em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: insegurança urbana; questão penitenciária; representações sociais; segregação socioespacial, fragmentação socioespacial, controle social na cidade atual, práticas espaciais, cidades médias e produção do espaço urbano. É membro do GAsPERR - Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais e pesquisadora do Projeto Temático Lógicas Econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo (Fapesp: 06/2012 - 05/2017).

André Luis André, Professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.

Sou Professor com Doutorado Direto, Licenciatura e Bacharelado em Geografia, todos os títulos obtidos na Universidade Estadual Paulista UNESP; com experiência no ensino, pesquisa e extensão universitária, atuei durante 9 anos como professor de ensino fundamental e médio de da disciplina de Geografia em instituições públicas e privadas. No Ensino Superior atuei na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no qual também fui responsável pela elaboração de livros didáticos e pedagógicos para o Ensino Fundamental e Médio da disciplina de Geografia para o Sistema de Ensino Mackenzie. Desde 2013 trabalho como Professor de Geografia Humana na Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), dentro do Instituto Latino-Americano de Território, Infraestrutura e Tecnologia (ILATIT). Na UNILA tenho ministrado uma série de disciplinas ligadas ao curso de Geografia e ao ciclo comum da Universidade focado em um conjunto de temáticas sobre a América Latina. Na pesquisa minha trajetória se fez debatendo aspectos da questão urbana, particularmente a violência urbana, hoje desenvolvo uma série de orientações de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso ligados à um projeto de pesquisa maior do qual sou coordenador: Geopolítica, acumulação sistêmica e cidades latino-americanas, na qual tenho me debruçado sobre a conexão entre geopolítica internacional, governança e negócios globais, dinâmica de contatos e limites das fronteiras e a produção do espaço urbano

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

GOES, E.; ANDRÉ, A. L. Violência e fragmentação: dimensões complementares da realidade paulistana. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 27, p. 49–68, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/408. Acesso em: 29 mar. 2024.