Josué de Castro – entre o ativismo e a ciência, a introdução da geografia da fome na história do pensamento geográfico no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2005.401Abstract
O texto busca evidenciar como ao identificar a fome enquanto expressão biológica dos males sociológicos, derivados das distorções econômicas, Josué de Castro inovou e distinguiuse como cientista comprometido com o homem, ser social que na sua concepção revela-se através de uma sociedade faminta e miserável. Na esteira desse processo trilhou por princípios humanistas que conferem um caráter emblemático ao seu pensamento e, conseqüentemente, a sua obra; denotando ser um ativista em consonância com o geógrafo contestador e combativo dos métodos de exploração econômica e social. Malgrado as abordagens centradas no naturalismo exacerbado das analises regionais da geografia clássica, que tinha dificuldades de incorporar o social dentro do seu paradigma teórico. Destarte, introduziu a geografia da fome na história do pensamento geográfico no Brasil na primeira metade do século XX, discutindo e produzindo obras de referência, exemplo de A Alimentação Brasileira à Luz da Geografia Humana e Geografia da Fome, abrindo caminhos para uma geografia critica e comprometida com o fim das desigualdades sociaisDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-09-03
How to Cite
TELES DE CARVALHO, A. A. Josué de Castro – entre o ativismo e a ciência, a introdução da geografia da fome na história do pensamento geográfico no Brasil. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 111–120, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2005.401. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/401. Acesso em: 24 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.