Sobre a gênese da arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul

Autores

  • Dirce Maria Antunes Suertegaray
  • Roberto Verdum
  • Eri Tonietti Bellanca
  • Rogério Soares Uagoda

Resumo

Nt

Biografia do Autor

Dirce Maria Antunes Suertegaray

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1972) obteve seu mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1988). Professora na atual Unijui entre 1973 e 1981 e na UFSM entre 1978 e 1985 . Professora titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no campo da de Geografia, com ênfase nos estudos da natureza. A temática na qual centra sua pesquisa é relativa aos estudo de: desertificação/ arenização, ambiente e cidade,ensino de geografia e mais recentemente dedica-se o ensino e a pesquisa em Epistemologia da Geografia.Coordena o grupo de pesquisa Arenização/desertificação: questões ambientais. É professora convidada da UFRGS e atua no curso e Pós-graduação em Geografia dessa instituição. Esta, também vinculada (2013) ao curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional da FACCAT

Roberto Verdum

Possui graduação em Licenciatura em Geografia (1987) e Bacharelado em Geografia (1988) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Géographie et Aménagement (1993) e doutorado em Géographie et Aménagement (1997) pela Université de Toulouse Le Mirail, França. Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Geografia/IGEO/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua desde 1989 no curso de Graduação em Geografia da UFRGS; desde 1998 nos cursos de Pós-graduação em Geografia/IGEO e Desenvolvimento Rural/FCE e desde 2007 no curso superior em Desenvolvimento Rural ? PLAGEDER/PGDR/FCE da UFRGS. Tem experiência na área de Geociências, Geografia e Desenvolvimento Rural, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, paisagem, desertificação e arenização.

Eri Tonietti Bellanca

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Histórica, arqueologia,atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente, arenização, areais, erosão do solo e geografia. Além desta formação tem experiência no apoio técnico em pesquisa física com projetos, execução e acompanhamento de aparelhos e sistemas desenvolvidos, especificamente,para estudos de fenômenos físicos.É membro do grupo de pesquisa Arenização/desertificação/ CNPq, onde, além da envolvimeto com a investigação do tema é idealizador e projetista dos equipimentos utilizados nos diferentes projetos.

Rogério Soares Uagoda

É Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e possui Mestrado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É Doutor em Ciências pelo PPGG/UFRJ. Desenvolveu parte de seu doutorado (SDW) na Research School of Earth Science/Australian National University, trabalhando com Geocronologia de Isótopos (14C/AMS). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, onde ministra a disciplina de Geomorfologia e está iniciando pesquisas nos seguintes temas: Hidrologia de Encostas e Processos Geomorfológicos.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

ANTUNES SUERTEGARAY, D. M.; VERDUM, R.; BELLANCA, E. T.; UAGODA, R. S. Sobre a gênese da arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 135–150, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/389. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)