Geografia socioambiental

Autores

  • Francisco Mendonça

Resumo

A geografia, desde o estabelecimento de sua condição de ciência moderna, tem no ambientalismo uma de suas principais características. Ele reflete a riqueza da dualidade do conhecimento geográfico. A concepção de ambiente, todavia, mudou bastante ao longo do último século, pois inseriu marcos importantíssimos dos distintos momentos históricos da modernidade. Até meados do século XX a geografia, e também as outras ciências e a sociedade em geral, concebiam o ambiente exclusivamente do ponto de vista naturalista. Nos últimos quarenta anos a noção de ambiente tem inserido, paulatinamente,  a dimensão social, pois a crise ambiental contemporânea não pode mais ser compreendida e nem resolvida segundo perspectivas que dissociam sociedade e natureza. Neste contexto, a problemática ambiental que caracteriza o momento presente levou a geografia a rever suas concepções, o que resultou na busca e na formulação de novas bases teórico-metodológicas para a abordagem do meio ambiente. O envolvimento da sociedade e da natureza nos estudos emanados de problemáticas ambientais,  nos quais o natural e o social são concebidos como elementos de um mesmo processo,  resultou na construção de uma nova corrente do pensamento geográfico aqui denominadageo grafia socioambiental.

Biografia do Autor

Francisco Mendonça

Professor Titular do Departamento de Geografia e do Programa de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

MENDONÇA, F. Geografia socioambiental. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 113–132, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/352. Acesso em: 29 mar. 2024.