Krugman y el regreso a los modelos espaciales: ¿La nueva geografía?
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2001.348Abstract
A importância alcançada no âmbito da economia e das ciências sociais pela análise espacial e, com ela, a geografia, chama a atenção, ao aparecer como uma nova dimensão desconhecida até o momento atual. Para alguns autores, como Krugman, a economia, e com ela a geografia, perderam rigor analítico na década de 1940, na medida em que a teoria do desenvolvimento não gerou técnicas adequadas de representação em modelos. Por isso, é necessário retomar esses conhecimentos, tentando resolver o grande dilema que implica a pergunta: quais idéiais são aceitáveis e quais não? Para isso, propõe uma “nova geografia” que se refere à volta ao modelo de representação espacial. O objetivo é apresentar os fundamentos, que sustentam Krugman e seus seguidores, para retomar os modelos matemáticos e a teoria neoclássica como alternativa para tratar os problemas das diferenças no desenvolvimento dos países, assim como mostrar as limitações que a teoria tem para consegui-lo. Argumenta-se que a importância que tem para os países latino-americanos a análise desses temas está em que usamos novamente esses instrumentos de análise que representam mais um retrocesso do que um avanço no âmbito da teoria na geografia contemporânea.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.