TEACHING OF GEOGRAFY IN THE HIGH SCHOOL: APROACHES BETWEEN WORK AND GEOGRAFY
aproximações entre trabalho e geografia
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3420Keywords:
High School, polytechnia, spatial formation, WorkAbstract
The new High School is related to curricular guidelines that have the role of educating students from skills dictated by rentier capitalism.The article seeks to identify the elements for the construction of the high school geography curriculum from the perspective of the relationship between work and Geography Teaching.The research was guided by historical and dialectical materialism method based on periodization by Moreira(2020) linked to the pedagogical ideas of the periodization of Saviani(2019) relating the issues of high school, specifically its historical duality and the role of Geography in different periods of Brazilian spatial formation. The methodology was structured by bibliographical research and interviews with teachers at the Escola Politécnica at FIOCRUZ/RJ.The polytechnia is considered a theoretical solution for the New High School, combined with the understanding of the modes of production inseparable from the nature.
Downloads
References
ARRUDA, Maria da Conceição Calmon; A Reforma do ensino médio técnico:democratização ou cerceamento? Rio de Janeiro, 2007.185p. Tese de doutorado – Departamento de Educação, Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução n.º 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018b.
______. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 2017.
______. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Documento homologado pela Portaria n° 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, Seção 1, Pág. 146. Brasília, 21 de dezembro de 2017b.
______. Medida Provisória nº 746/2016. Institui a política de fomento à implementação de escolas de ensino médio em tempo integral, altera a Leis nº 9.394, a Lei nº 11.494/2007 e dá outras providências. Brasília, 2016.
_______. Resolução CNE/CEB 02/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2012.
_______. Lei nº 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus. Brasília, DF, 1971.
______. Parecer no 853/71, de 12 de novembro de 1971, do CFE. Núcleo-comum para os currículos do ensino de 1 0 e 20 graus. A doutrina do currículo na Lei 5.692. In: Documento no 132, Rio de Janeiro, nov. 1971
______. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB. Brasília, DF, 1961.
______. Decreto-Lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Lei Orgânica do Ensino Industrial. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4073-30-janeiro-1942-414503-publicacaooriginal-1-pe.html> Acesso em: 25.jan.2021.
______. Decreto-Lei nº 4.244, de 09 de abril de 1942. Lei Orgânica do Ensino Secundário. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del4244.htm.Acesso em: 25.jan.2021
COUTO, Marcos. A Geografia como ciência das práticas e dos saberes espaciais - por um novo modelo clássico de organização curricular. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 13, n. 2, p. 5-25, 17 dez. 2017.UERJ. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/. Acesso em: 19 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.30150
______. Ensinar geografia na escola pública de hoje. In: SACRAMENTO, Ana Claudia, ANTUNES, Charlles da França & SANTANA FILHO, Manoel Martins de. Ensino de Geografia – produção do espaço e processos formativos. Rio de Janeiro: Editora Consequência/FAPERJ, 2015.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino industrial-manufatureiro no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n.14, maio/ago. 2000a, p.89-107.
ENGELS, Frederich. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In: ANTUNES, Ricardo (org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2013. p. 13-29.
FONSECA, James.O ensino de Geografia no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto Panamericano de Geografia e História, 1956. 161 p.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (Org.). A formação do cidadão produtivo: a cultura do mercado no ensino médio técnico. Brasília, DF: INEP, 2006.
HARVEY, David. O Novo Imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
KRAWCZYK, Nora. O ensino médio no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2009.
______. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cad. Pesquisa. [online]. 2011, vol.41, n.144, pp.752-769. ISSN 0100-1574. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300006
KRUPSKAYA, N.K. A construção da pedagogia socialista: (Escritos selecionados). 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2017. 344 p.
KUENZER, Acácia. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educ.Soc.; Campinas, v. 38, nº. 139, p.331-354, abr.-jun., 2017. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 1 jun.2021. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017177723
______. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educ.Soc.; Campinas, vol.28, n.100, p.1153-1178, 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 1 jun. 2021 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300024
______. Educação e trabalho no Brasil: o estado da questão. Brasília: INEP, 1991.
______. O trabalho como princípio educativo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 68, p. 21-28, 1989.
______. Ensino de 2º grau: o trabalho como princípio educativo. São Paulo: Cortez, 1988.
LACOSTE, Yves. A Geografia: isso serve em primeiro lugar, para fazer a guerra.19.ed. Campinas: Papirus, 2012.
MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.
______. Contribuição à Crítica da Economia Política. 1.ed. [1859]. São Paulo, Expressão Popular, 2008.
MANACORDA, M. A. O Princípio Educativo em Gramsci. 3ed. Campinas, SP: Editora alínea, 2019.
______. Marx e a Pedagogia Moderna. Campinas, SP : Editora Alínea, 2007.
______. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. 2. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989
MELO, Adriany de Á; VLACH, V; SAMPAIO, A.C.F. História da Geografia Escolar Brasileira: continuando a discussão. In: Anais do VI Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, 2006. Disponível em: http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/239AdrianyMelo_VaniaRubia.pdf. Acesso em: 4.abr.2021
MOREIRA, Ruy. A formação espacial brasileira: Contribuição crítica aos fundamentos da Geografia do Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Consequências, 2020.
MOREIRA, Ruy. Mudar para manter exatamente igual - os ciclos espaciais de acumulação. O espaço total. Formação do espaço agrário. Rio de Janeiro: Consequência, 2018.
______. Sociedade e espaço geográfico no Brasil. São Paulo: Ed. Contexto, 2019.
______. A Geografia do espaço-mundo: conflitos e superações no espaço do capital. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2016.
______. O discurso do avesso. São Paulo: Contexto, 2014.
______. Marxismo e geografia: a geograficidade e o diálogo das ontologias. GEOgraphia, Niterói, v. 6, n. 11, p. 21-37, 2004.
NUNES, Clarice. Escola & Dependência: o ensino secundário e a manutenção da ordem. Rio de Janeiro: Achiamé, 1980, 183p.
______. O Ensino Médio: diretrizes curriculares nacionais. 1. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
PISTRAK, M. Moisey. Ensaio sobre a escola politécnica. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
RODRIGUES, José. A educação politécnica no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.
______. Ainda a Educação Politécnica: o novo decreto da educação profissional e a permanência da dualidade estrutural. Trabalho, Educação e Saúde:Ensaio, Rio de Janeiro, v. 3, ed. 2, p. 259-281, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/i/2005.v3n2/. Acesso em: 7 jul.2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462005000200002
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova – da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 2012.
______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
______. A natureza do espaço. 2. Ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1996.
SAUER, C. O. A morfologia da paisagem. In: CORRÊA, R.L.,
ROSENDAHL, Z. (Orgs.) Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 1998.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2019.
SAVIANI, D. A nova lei da educação: LDB: trajetória, limites e perspectivas. 12.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
______. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde: Debate. Rio de Janeiro, v. 1, ed. 1, p. 131-152, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/zLgxpxrzCX5GYtgFpr7VbhG/?lang=pt. Acesso em: 7 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010
______. Sobre a Concepção de Politecnia. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.
SHULGIN. N. Viktor. Rumo ao politecnismo. São Paulo: Expressão Popular, 2013
TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: SUPREN/IBGE, 1997.
QUAINI, Massimo. Marxismo e Geografia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
VIADANA, Adler Guilherme. A teoria dos refúgios florestais aplicada ao estado de São Paulo. Rio Claro: Edição do Autor, 2002.
VLACH, Vânia. Geografia em debate. Belo Horizonte: Lê, 1990.
______. Geografia em construção. Belo Horizonte: Lê, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Jessilyn Gomes da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.