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A ÓTICA DO RACISMO AMBIENTAL E A VAGUEZA DO DEBATE NO ENSINO SUPERIOR CEARENSE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3405

Keywords:

Anti-racist education., Curriculum, Against colonial.

Abstract

Dialogue about racism (yes, in the plural) is sine qua non as an urgent topic in contemporary Brazilian society. In this context, this research aims to analyze the (non) discussion of environmental racism within two public Universities in the State of Ceará. To this end, under methodological support, the research behaves as a qualitative and counter-colonial nature. In terms of bibliographic review, Krenak (2019); Mestre Nego Bispo (2015; 2023); Gonzalez (2020), among others. Associated with compositions of discourse analysis and rhetorical criteria that make up the state of the art, through the use of observance by the periodical portal of the State University of Ceará (UECE) and Federal University of Ceará (UFC), we identified the scarcity of debate on the topic within academia, and with this, the non-questioning of the colonial-capitalist model in which nature and its descendants are considered commodities in this necrophilic system, emphasized in modern times.

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Author Biographies

Ruth dos Santos Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é mestranda no programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE), pesquisa Educação Ambiental em uma perspectiva crítico-humanizadora e Educação Popular. Foi bolsista de Iniciação Científica em projetos fundados na Pedagogia Freireana para formação de educadores sociais, Monitora Acadêmica nas disciplinas de Didática Geral e Pedagogia de Paulo Freire, participante do Grupo de Estudos Paulo Freire, voluntária em Grupo de Pesquisa Natureza, Terra e Território (NATERRA) e, atualmente, presidente do Instituto Além dos Olhos, uma organização sem fins lucrativos que atua no Ceará, por meio do esporte, educação e cultura.

Davison da Silva Souza, Português

Pedagogo formando pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), educando do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE-UECE), membro coordenador do Coletivo Mapinduzi (grupo de estudos sobre intelectuais negras na educação) vinculado ao CED e professor alfabetizador da Secretaria Municipal de Educação (Sme-fortakeza)

Ingrid Gomes da Silva, Português

Doutoranda em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO/UECE), com vínculo de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação (ProPGeo/UECE) pela Universidade Estadual do Ceará, Especialização em Gestão de Políticas Públicas e Sociais (Faculdade Única); Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Intervale); Gestão e Coordenação Pedagógica (Intervale); Gestão e Planejamento Urbano (Intervale). Possui Graduação em Geografia Bacharelado (2018), Licenciatura em Geografia (2021). Integra o Grupo de Pesquisa "Sistemas técnicos e espaço" certificado pelo CNPq. É vinculada ao Laboratório de Estudos do Campo, Natureza e Território - LECANTE. É vinculada ao Grupo de pesquisa e Articulação Campo, Terra e Território - NATERRA.

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Published

2024-09-19

How to Cite

DOS SANTOS LIMA, R.; DA SILVA SOUZA, D.; GOMES DA SILVA, I. Português: A ÓTICA DO RACISMO AMBIENTAL E A VAGUEZA DO DEBATE NO ENSINO SUPERIOR CEARENSE. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 62, p. 644–667, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2024.3405. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3405. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos