TEXTBOOK: REFLECTIONS FOR TEACHING GEOGRAPHY

REFLEXÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3398

Keywords:

Textbook, Geography Teaching, Local geography.

Abstract

The textbook is a consolidated pedagogical teaching resource used in the most diverse areas of teaching, which gives it a strong influence on teaching work. With the aim of reflecting on the use of textbooks in Geography teaching and its interaction with local Geography. A bibliographic review was carried out based on Bittencourt (2004), Callai (1998, 2016), Castellar and Vilhena (2012), among others. This made it possible to demonstrate that the continuous use of textbooks interferes with the teacher's autonomy and, consequently, with the work carried out in the classroom. This can cause students to distance themselves from understanding phenomena that manifest themselves on a local scale. In this way, it is possible to state that there is no perfect textbook and no matter how good it is, there will always be a need for the teacher to work on any inaccuracies with a critical and reflective think.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elaine Moreira de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus VI. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia - GPEGEO.

Glauber Barros Alves Costa, Bahia State University

Doutor em Educação (UFSCAR - 2019) em que pesquisou a formação
docente e as políticas públicas com doutorado sanduíche na
Universidade de Lisboa em Portugal (ULISBOA - 2017). Mestre em
Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS - 2011).
Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia (UESB-2004) e licenciado em Pedagogia pela Claretiano
(Claretiano - 2018). É especialista em Ecoturismo pela Universidade
Federal de Lavras (UFLA - 2007).

References

BITTENCOURT, C. M. F. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Revista Educação e Pesquisa. v. 30, nº 3. São Paulo: EDUSP. Set/dez. 2004.

CALLAI, H. C. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In: GASTRIOVANNI, A. C. (orgs) Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Porto Alegre, 1998.

____________. O livro didático permite e oportuniza a democratização do conhecimento? In: SPOSITO, Eliseu [et. al.]. A diversidade da geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2016.

CARDOSO, Edvagno. Jorge Batista. Sociedade, natureza e espaço: a questão ambiental do Rio São João na cidade de Caetité - Bahia. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO, Vitória da Conquista, 2018.

CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

__________________. A Geografia e a Realidade Escolar Contemporânea: avanços, caminhos e alternativas. In. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento –

Perspectivas Atuais: Belo Horizonte, nov.2010.

COPATTI, C. Livro didático de geografia: da produção ao uso em sala de aula. Revista Geo. UEG, Porangatu, v.6, n.2, p.74-93, jul./dez. 2017

COSTA, G. B.A. Por um ensino de Geografia Crítico: discutindo questões de gênero em sala de aula. In: COSTA, Glauber Barros Alves. Diálogos entre Geografia e Educação. Curitiba: CRV Editora, 2014. p. 11-30.

FRANCO, M. A. R. S. do. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.

FREITAG, B.; COSTA, W. F. da; MOTTA, V. R. O livro didático em questão. Coleção Biblioteca da Educação, série 8. Atualidades em Educação, v. 3. São Paulo: Cortez, 1997.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2009. (Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS).

GONÇALVES, A. R.; MELATTI, C. Instrumentos para análise e escolha do Livro Didático de Geografia pelo professor: aspectos da formação cidadã. In: TONINI, et. Al. O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina, 2017, p. 39 - 59.

JESUS, M. E. de. Para onde foram as categorias geográficas no livro didático? Uma análise a partir do espaço, território, região e lugar. 2014. Trabalho de conclusão de curso Trabalho de conclusão de curso - TCC (licenciatura em Geografia) UNEB, Campus VI, Caetité - BA, 2014.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, ano 16, n.69, jan./mar. 1996.

LIMA, J. A. S.; THOMAZ, L. O estudo do lugar e a formação do aluno cidadão. Maringá, Paraná, 2016. Disponível em: artigo_janete_aparecida_lima.pdf (diaadia.pr.gov.br). Acesso em: 16 mar. 2022.

LOPES, C. S. Sala de aula de Geografia: que espaço é esse? Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina – 20 a 26 de março de 2005 – Universidade de São Paulo.

MAINARDES, J. Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma Contribuição para a Análise de Políticas Educacionais. Educ., Soc., Campinas, vol. 27, n.94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

MANTOVANI, K. P. O programa nacional do livro didático – PNLD – Impactos na qualidade do ensino público. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo Dissertação, 2009. 126 f (mestrado em Geografia Humana).

PAIVA, M. A.; JÚNIOR, M.M. O ensino da geografia, a cidade e a construção da cidadania. 2004, 2005. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 6/7, n.1, p. 123-140, 2004/2005.

RODRIGUES, A. L. de; CUNHA, E. S. de. Nas entrelinhas do livro didático de geografia: a percepção de professores e alunos. 2020. Revista GeoPantanal, UFMS/AGB. Corumbá/MS, N. 28 183-193, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/revgeo/article/view/10963. Acesso em: 20 de nov. 2022.

ROCKENBACH, D. A Geografia Urbana no livro didático. 1993, Dissertação (mestrado) - USP, São Paulo, 1993.

SANTANA FILHO, M. M. de. A educação Geográfica na escola: elementos desafiantes para o exercício da cidadania. Revista Tamoios, ano II, nº 2, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, dezembro, 2006.

SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.

SANTOS, I. G. A., COSTA, G. B. A.; CASTRO, F. L. MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS/ECOLÓGICOS EM DESTAQUE NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: representações e contradições. In: Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 12, n. 22, p. 05-28, jan./dez., 2022

SILVA, R. C. da; CARVALHO, M. A. de. O livro didático como instrumento de difusão de ideologias e o papel do professor intelectual transformador. In: III Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI/II Congresso Internacional em Educação. 2004. p. 1-11.

SOARES M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na Cibercultura. Educ. Soc, Campinas, dez. 2002, v. 23. n. 81, p. 141-160.

SOUZA, J. D. S.; AZEVEDO, R. C. O. de. O ensino de Geografia no contexto da história da educação brasileira: a categoria lugar e suas relações na educação e ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Ciências Humanas – DCH – Campus VI, Caetité, 2018.

SPOSITO, E. S. Livro didático em Geografia, do processo de avaliação à sua escolha. O livro didático em questão. 2006. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/161240livrodidatico.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução: João Batista Kreuch. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TAVARES, D. A.; CUNHA, J.S. O livro didático e o ensino de geografia: algumas reflexões. In: V colóquio internacional educação e contemporaneidade, 2011, São Cristovão/ SE. Geografia e ensino, 2011.

THOMAZ, L.; OLIVEIRA, R. C. A educação e a formação do cidadão crítico, autônomo e participativo. Dia-a-dia Educação, p. 1-25, 2009.

VASCONCELOS. V. S.; PASSOS. M. C. D. dos. SANTO. L. A. E. do. SILVA. H. P. B. A importância do conceito de lugar no ensino de geografia. Anais VI Congresso nacional de educação. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID2210_16082019101941.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.

VESENTINI, J. W. Para uma geografia crítica na escola: textos críticos. São Paulo: Ática, 1998.

VIANA, M. M.; COSTA, G. B. A.; CUNHA, A. L. S. A política nacional de alfabetização (PNA) de 2019: algumas reflexões. 2022. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1012-1025, abr./jun. 2022.

Published

2024-09-19

How to Cite

DE OLIVEIRA, E. M.; BARROS ALVES COSTA, G. TEXTBOOK: REFLECTIONS FOR TEACHING GEOGRAPHY: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 62, p. 766–796, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2024.3398. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3398. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos