LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2010.317Abstract
O ensinar-aprender é uma relação humana e, por isso, é
uma relação entre sujeito e objeto do conhecimento geográfico. Essa
relação acontece mediante a circulação de discursos expressos por
uma variedade de textos, cujos significados contêm tanto o contexto
do “falante” e do “ouvinte” como, ao mesmo tempo, mobilizam os
chamados conteúdos consagrados como conteúdos geográficos.
Não existe discurso sem a existência de signos e, estes, pela sua
constituição originária, estão destinados a falar do mundo, estando
presentes em todos os tipos de textos. Só através dos signos, formas,
figuras, imagens, que são criações incessantes, é que falamos do
mundo.
A enunciação dos diversos discursos é reveladora da multiplicidade
de significados dos textos. Estes contêm a intencionalidade dos
sujeitos envolvidos no processo comunicativo, cuja intertextualidade
é o diálogo dos textos entre si. Buscar seu sentido pode abrir
caminhos para uma re-significação das linguagens no ensino de
Geografia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.