REDES SOCIAIS COLABORATIVAS E GEOGRAFIA EM REDE: AS NOVAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL NO SÉCULO XXI

Authors

  • HINDENBURGO FRANCISCO PIRES

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2010.308

Abstract

 

A difusão do conhecimento científico da área de Geografia, na Internet, vem sendo efetuada através de revistas eletrônicas e online, e também a partir da apropriação e do uso, de sítios de entidades e instituições, redes sociais e acadêmicas, espaços públicos eletrônicos  (listas), blogs, cursos e materiais didáticos, banco de dados, livros eletrônicos (e-Books) e bibliotecas digitais, etc. Esta pesquisa financiada pela FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, tem os seguintes objetivos: a) debater os conceitos de saber vivo e trabalho imaterial na formação da razão contra-hegemônica ao capitalismo; b) analisar a participação das redes sociais colaborativas no processo de apropriação pública do conhecimento científico; c)  contribuir para fortalecer as pesquisas sobre a Geografia em Rede; d)  revelar como a criação de Geotecnologias surge da práxis colaborativa de seus desenvolvedores; e) evidenciar o papel da Educação na nova economia do conhecimento. Nessa pesquisa, foram propostas algumas perspectivas metodológicas para os estudos sobre a apropriação social do conhecimento através de redes sociais colaborativas, para organização e difusão do trabalho científico e para articulação de ações colaborativas

Downloads

Author Biography

HINDENBURGO FRANCISCO PIRES

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado pela Universitat de Barcelona/Espanha (2010-2012). Foi Diretor do Instituto de Geografia (2004-2008). Coordenou, de 2002 a 2007, a Câmara Técnica de Educação a Distância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenou a área de Extensão em Geografia da Fundação Cecierj no Consórcio Cederj (2000-2009). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica. Desenvolve trabalhos de investigação nas áreas de pesquisas: geografia do ciberespaço, ensino de geografia, educação virtual, planejamento urbano e regional, história do pensamento geográfico, governança da internet e software livre. Foi editor de publicações eletrônicas da Associação dos Geógrafos Brasileiros (2010-2012). Atualmente é bolsista do Programa Prociência FAPERJ/UERJ  (2012-2015) e exerce a função de professor no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Geografia e do Departamento de Geografia Humana da UERJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ2 (2013-2016).

Published

2015-08-13

How to Cite

FRANCISCO PIRES, H. REDES SOCIAIS COLABORATIVAS E GEOGRAFIA EM REDE: AS NOVAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL NO SÉCULO XXI. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 34, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2010.308. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/308. Acesso em: 5 apr. 2025.