O DESENHO COMO MAPA E EDUCAÇÃO CONSERVADORA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2009.301Abstract
Este trabalho tem como objetivo principal apresentaruma análise crítica da abordagem do desenho predominante no
ensino de Geografia, tratando das concepções epistemológicas
envolvidas e suas implicações pedagógicas na perspectiva do
materialismo histórico dialético. Nos estudos e propostas para
o ensino de Geografia, identifica o lugar do desenho limitado a
um lugar de passagem para o mapa, como um caminho “natural”
balizado pelos estudos piagetianos. Reduzindo o desenho aos
aspectos geométricos do espaço gráfico e orientando-se pelo
construtivismo piagetiano, o ensino de Geografia reproduz uma
orientação conservadora da Educação. O estudo realizado indica
contribuições de Vigotski para se rever e se ampliar a atividade
do desenho em aula e o ensino como um todo, na perspectiva de
uma Geografia Escolar Crítica.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-08-13
How to Cite
MIRANDA, S. L. O DESENHO COMO MAPA E EDUCAÇÃO CONSERVADORA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 33, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2009.301. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/301. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.