RIO JURUENA: CONSTITUIÇÃO DO TERRITÓRIO DE UM POVO

Autores

  • NARCI DOS SANTOS SOUZA Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em dezembro de 2009. Militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Atua nos seguintes temas: movimentos sociais, desenvolvimento sustentável, educaçao do campo, poíiticas educacionais, saber popular e agroecologia.
  • TÂNIA PAULA DA SILVA

Resumo

Os problemas ambientais no Estado de Mato Grosso estão intrinsecamente ligados a relação homem e o meio. Assim sendo, este trabalho buscou compreender até que ponto as construções de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) são viáveis, pois muitos são os riscos advindos deste processo, entre eles: sociais, ambientais, econômicos e políticos. Neste sentido, a idéia central do presente estudo é analisar os impactos socioambientais decorrentes da implantação das PCH’s ao longo do rio Juruena, compreendendo os limites entre Campos de Júlio e Sapezal/MT, e os reflexos da mesma para as comunidades diretamente impactadas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica sobre o modelo energético do país, em especial as PCH’s, procurando compreender o processo de construção destes empreendimentos e os impactos socioambientais decorrentes de tais construções. Para tanto,  realizamos levantamento preliminar e leituras do referencial bibliográfico sobre o tema em livros, jornais, revistas, entre outros materiais e pesquisa a campo onde foram feitas entrevistas com os agentes da comunidade circunvizinhas e os representantes da comunidade diretamente atingida. Os resultados nos permitem afirmar que é necessário repensar e (re)avaliar a implantação das PCH’s no Estado devido aos problemas socioambientais decorrente da construção desses empreendimentos, principalmente, no que diz respeito à sustentabilidade socioambiental.

Biografia do Autor

TÂNIA PAULA DA SILVA

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CEUL). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCT). Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É docente do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-Campus de Cáceres) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNEMAT. Membro do Grupo de Pesquisa: Estudos Agrários (UFMS) e Serpegeo (UNEMAT). Membro do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA/UNEMAT). Coordenadora do Subprojeto PIBID-GEO/UNEMAT/Campus de Cáceres (gestão 2011-2014). Diretora da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Cáceres/MT (Gestão 2010-2012 e 2012-2014). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase na Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Agrária e Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

DOS SANTOS SOUZA, N.; DA SILVA, T. P. RIO JURUENA: CONSTITUIÇÃO DO TERRITÓRIO DE UM POVO. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 33, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/298. Acesso em: 28 mar. 2024.