RIO JURUENA: CONSTITUIÇÃO DO TERRITÓRIO DE UM POVO
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2009.298Abstract
Os problemas ambientais no Estado de Mato Grosso estão intrinsecamente ligados a relação homem e o meio. Assim sendo, este trabalho buscou compreender até que ponto as construções de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) são viáveis, pois muitos são os riscos advindos deste processo, entre eles: sociais, ambientais, econômicos e políticos. Neste sentido, a idéia central do presente estudo é analisar os impactos socioambientais decorrentes da implantação das PCH’s ao longo do rio Juruena, compreendendo os limites entre Campos de Júlio e Sapezal/MT, e os reflexos da mesma para as comunidades diretamente impactadas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica sobre o modelo energético do país, em especial as PCH’s, procurando compreender o processo de construção destes empreendimentos e os impactos socioambientais decorrentes de tais construções. Para tanto, realizamos levantamento preliminar e leituras do referencial bibliográfico sobre o tema em livros, jornais, revistas, entre outros materiais e pesquisa a campo onde foram feitas entrevistas com os agentes da comunidade circunvizinhas e os representantes da comunidade diretamente atingida. Os resultados nos permitem afirmar que é necessário repensar e (re)avaliar a implantação das PCH’s no Estado devido aos problemas socioambientais decorrente da construção desses empreendimentos, principalmente, no que diz respeito à sustentabilidade socioambiental.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.