Ruas e galerias
uma discussão sobre espaço, arte pública e arte urbana
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2921Keywords:
Espaço, Ruas, Galerias, Arte Pública, Arte UrbanaAbstract
The article presents the relationships and distances between urban geosymbols, as well as graffitite and xarpi, with urban art and public art. The research is divided into two parts, being in the first related to the art of the streets and galleries, where we question the spatiality of what is considered art and what is not. In the second part, we approach the graffiti landscape as the fruit of non-hegemonic culture and the influence that central spaces or visibility have on the production of certain urban landscapes. We also addressed the aesthetic function that graffiti is currently performing in the urban issue and how we can think of the city from them. Through bibliographic survey, fieldwork and analysis of photographs, we have as points the intrinsic relationship between space, landscape and symbolic representation. Finally, we highlight the role that urban art and public art have in the current urban context.
Downloads
References
CORRÊA, Roberto Lobato. Caminhos paralelos e entrecruzados. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
HARVEY, David. 17 contradições e o fim do capitalismo; tradução Rogério Bettoni. São Paulo: Boitempo, 2016.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. – Belo Horizonte: Eitora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
LUIS DOS SANTOS, José. O que é cultura. – São Paulo: Brasiliense, 2006.
OLIVEIRA, Denilson Araujo de; TARTAGLIA, Leandro. Ensaio sobre uma geo-grafia dos graffitis. GEOgraphia, Niterói, v. 11, n. 22, 8 fev. 2011, pp. 59-88. DOI: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2009.v11i22.a13582
OLIVEIRA, Denilson Araújo de. Hip Hop e Territorialidades urbanas: uma construção social de sujeitos das “periferias”. Cadernos Penesb – Periódico do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira – FEUFF, n. 11 (2009/2010). Rio de Janeiro/Niterói – Ed. ALTERNATIVA/Ed. EdUFF, 2010, pp. 73-113.
OS GÊMEOS. Exposição OSGÊMEOS: Nossos Segredos. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro. 2022.
ROJAS, Sergio. Estética del malestar y expresión ciudadana: hacia uma cultura crítica. Sepiensa.net, 24 out 2006. Disponível em: www.sepiensa.net/edicion.
ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 2018.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
SANTOS, Milton. O centro da cidade do Salvador: Estudo de Geografia Urbana. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.