TERRITÓRIO DE LUZES E SOMBRAS: A PROPOSTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA CENP
Resumo
O texto trata da chamada Proposta de Ensino de Geografia da Cenp, de São Paulo, contextualizando-a no campo do currículo, da Geografia e das transformações sociopolíticas do Brasil desde a ditadura militar instaurada em 1964. Ele busca explicar a construção da proposta nesse contexto, enfatizando a importância do processo de discussão desencadeada—discussão essa até então impedida no país. O texto ainda analisa as proposições e as repercussões da proposta, fazendo um relato mais próximo daquele do ribeirinho que percorre os igarapés e os meandros. Hoje, o estado de São Paulo está implementando um currículo oficial, estabelecido pela Res. SE 76/ 2008. Assim, alunos e professores recebem módulos, trazendo conteúdos e atividades pré-estabelecidos. Nesse contexto, o território de luzes propiciado pela proposta da Cenp significou uma abertura saudável dentro do campo democrático, onde se incluem os embates teóricos da época. Ele se intercala com o território das sombras traçadas pela ideologia que, compartilhada, cumpriu o seu papel enquantoideologia.
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