TERRITÓRIO DE LUZES E SOMBRAS: A PROPOSTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA CENP
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2009.276Abstract
O texto trata da chamada Proposta de Ensino de Geografia da Cenp, de São Paulo, contextualizando-a no campo do currículo, da Geografia e das transformações sociopolíticas do Brasil desde a ditadura militar instaurada em 1964. Ele busca explicar a construção da proposta nesse contexto, enfatizando a importância do processo de discussão desencadeada—discussão essa até então impedida no país. O texto ainda analisa as proposições e as repercussões da proposta, fazendo um relato mais próximo daquele do ribeirinho que percorre os igarapés e os meandros. Hoje, o estado de São Paulo está implementando um currículo oficial, estabelecido pela Res. SE 76/ 2008. Assim, alunos e professores recebem módulos, trazendo conteúdos e atividades pré-estabelecidos. Nesse contexto, o território de luzes propiciado pela proposta da Cenp significou uma abertura saudável dentro do campo democrático, onde se incluem os embates teóricos da época. Ele se intercala com o território das sombras traçadas pela ideologia que, compartilhada, cumpriu o seu papel enquantoideologia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.