PLOTTING GEOGRAPHY(S) WITH CHILDREN" AN EXPERIENCE OF THE GEOGRAPHY OF CHILDHOODS IN CMEI REINALDO RIDOLFI IN VITÓRIA/ES
uma experiência da geografia das infâncias no CMEI Reinaldo Ridolfi em Vitória/ES
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2330Keywords:
Everyday Life, Childhood, ObservationAbstract
The article focuses on the possible relationship of Geography with Early Childhood Education, being absent in the official curricula of this stage of basic education. However, the form of the research is based on the observation of children's practices and behaviors when facing Environmental Education activities, aiming at the manifestation of geographic knowledge by the children. The researchers, in turn, chose as methodology the daily research, having as method of analysis the direct observation, in which the observer studies and participates in the doing-research. Therefore, interpretation lenses were needed in face of the students' communications, such as, for example, gestures, expressions, and sounds, so that it was possible to start the analyses. Thus, the work was based on direct observation of the environmental practices of the teaching staff of the Reinaldo Ridolfi CMEI in the Maria Ortiz neighborhood in Vitória, through events held at the school by the Municipal Secretary of Environment (SEMMAM). The research revealed possibilities of Geography in early childhood education, since the categories of analysis of the geographic science appeared considerably in the observed daily life.
Downloads
References
ALVES, N. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Revista Teias, v.4, n.7, p.8, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 25.ed. 1996.
FOCHI, P.S. A criança é feita de cem: as linguagens em Malaguzzi. In: REDIN, M. M; FOCHI, P.S. Infância e educação infantil II: linguagens. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2014. Cap. 1, p.6-21.
HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 6.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. p.86-87.
LOPES, J. J. M. Geografia das Crianças, Geografias das Infâncias: as contribuições da Geografia para os estudos das crianças e suas infâncias. Revista Contexto & Educação, v.23, n.79, p.65-82, 2008.
LOPES, J. J. M. Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias. Revista de Educação Pública, v.22, n.49/1, p.283-294, 2013.
LOPES, J. J. M.; VASCONCELOS, T. de. GEOGRAFIA DA INFÂNCIA: Territorialidades Infantis. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, pp. 103-127, Jan/Jun 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.