O LUGAR DA ESCOLA NA CIDADE: A ESCOLA NORMAL DA PARAHYBA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Resumo
O artigo procurou analisar, através das ações dos administradores públicos e da construção do edifício da Escola Normal, o processo de modernização da cidade da Parahyba do Norte, atual cidade de João Pessoa. As ações que auxiliaram a compreensão desse processo vinculam-se às noções de urbanidade, de disciplina, de bem estar, de higiene e de educação moral. O surgimento de cadeiras especiais na Escola Normal, a instalação de um Serviço de Higiene e as reformas da instrução são aspectos que denotam a vida urbana na escola. O texto foi produzido como resultado da coleta de artigos e reportagens da Revista Era Nova e do Jornal O Educador, no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e de documentos oficiais (atas, relatórios, leis) da Assembléia Legislativa e do Arquivo Histórico da Fundação Espaço Cultural do Estado - FUNESC. O artigo conclui que, para definir o lugar da escola na cidade, um lugar para a Escola Normal, será necessário compreender o conjunto de forças sociais, os mecanismos de sobrevalorização do espaço e do valor do solo, bem como os rituais simbólicos das representações da monumentalidade para avaliar as significativas diferenças dos lugares na cidade.
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