O LUGAR DA ESCOLA NA CIDADE: A ESCOLA NORMAL DA PARAHYBA NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • Carlos Augusto de Amorim Cardoso

Resumo

O artigo procurou analisar, através das ações dos administradores públicos e da construção do edifício da Escola Normal, o processo de modernização da cidade da Parahyba do Norte, atual cidade de João Pessoa. As ações que auxiliaram a compreensão desse processo vinculam-se às noções de urbanidade, de disciplina, de bem estar, de higiene e de educação moral. O surgimento de cadeiras especiais na Escola Normal, a instalação de um Serviço de Higiene e as reformas da instrução são aspectos que denotam a vida urbana na escola. O texto foi produzido como resultado da coleta de artigos e reportagens da Revista Era Nova e do Jornal O Educador, no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e de documentos oficiais (atas, relatórios, leis) da Assembléia Legislativa e do Arquivo Histórico da Fundação Espaço Cultural do Estado - FUNESC. O artigo conclui que, para definir o lugar da escola na cidade, um lugar para a Escola Normal, será necessário compreender o conjunto de forças sociais, os mecanismos de sobrevalorização do espaço e do valor do solo, bem como os rituais simbólicos das representações da monumentalidade para avaliar as significativas diferenças dos lugares na cidade.

Biografia do Autor

Carlos Augusto de Amorim Cardoso

Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1985), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós Doutoramento na Universidad de Barcelona (2006-2007) e na Universidade do Estado do Rio Janeiro (2012-2013). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, pedagogia da cidade, modernidade e cultura urbana e na área de História da Educação, nos temas Práticas Pedagógicas, Cultura Material Escolar, Materiais Didáticos e Instituições Escolares.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

CARDOSO, C. A. de A. O LUGAR DA ESCOLA NA CIDADE: A ESCOLA NORMAL DA PARAHYBA NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 109–128, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/225. Acesso em: 29 mar. 2024.