Trabalho, educação e resistência na reprodução da vida de jovens camponeses em Anagé-BA
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2206Keywords:
Anagé, Education, Agrarian space, Young peasants, Labor.Abstract
This article aims to elucidate the reproduction of life, of labor, of educational formation and resistance in the trajectory of young peasants in the municipality of Anagé-BA involved in the contradictory social production of the agrarian space. To this, we rely methodologically on theoretical reflections and an analysis of the reality in question in an attempt to understand the daily life of the anageense peasant youth, marked by real achievements and concrete difficulties in the process of their lives; whereas this study encourages the realization of new debates and actions in order to overcome the inequalities caused by the capitalist system and expressed in the reality of these young peasants so that they, in confluence with the whole of society, can achieve human emancipation and another form of sociability.
Downloads
References
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A condição espacial. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2015.
CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. Jovens andarilhos no curto ciclo do capital. Okara: Geografia em debate, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 77-100, 2007.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução Heci Regina Candiani. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300004
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GUZMÁN, Eduardo Sevilla; MOLINA, Manuel González de. 3ª ed. Tradução: Ênio Guterres; Horácio Martins de Carvalho. Sobre a evolução do conceito de campesinato. São Paulo: Expressão Popular; Brasília: Via Campesina do Brasil, 2005.
HARVEY, David. A Produção Capitalista do Espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
LEFEBVRE, Henri. Espacio y Política. Barcelona: Ediciones Peninsula, 1976.
LESSA, Sérgio. Mundo dos Homens: Trabalho e ser social. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Cultura jovem, mídias e escola: o que muda no trabalho dos professores? Educativa, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 25-46, 2006.
MARTINS, José de Souza. O Cativeiro da Terra. 7ª ed. São Paulo: Hucitec, 1998.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, v. 1, t. 1, 1996.
MENEZES, Priscylla Karoline de. Ser jovem, ser estudante, ser do campo: a concepção de rural e urbano para jovens estudantes de escolas públicas das cidades de Goiânia e Trindade. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2014. 144 p.
MENEZES, Sócrates Oliveira. A dialética do trabalho e a autocrítica geográfica. In: SOUZA, S. T.; SANTOS, J. R. D.; MENEZES, S. O. Trabalho, mobilidade e produção do espaço na relação campo-cidade. Vitória da Conquista: Edições UESB, p. 18-38, 2020.
MÉSZÁROS, István. A Educação para Além do Capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
MORAES, Antonio Carlos Robert. O sertão: um “outro” geográfico. Terra Brasilis, Rio de Janeiro, v. 4-5, p. 1-8, 2003. DOI: https://doi.org/10.4000/terrabrasilis.341
OLIVEIRA, Alexandra Maria et al. Diálogo e compromisso social: um percurso com jovens do campo. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v. 26, p. 118-131, 2013. DOI: https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0026.0006
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A Geografia das lutas no campo. São Paulo: Contexto, 1994.
SANTOS, Jânio Roberto Diniz dos; SOUZA, Suzane Tosta. Trabalho e História do pensamento geográfico nos meandros da Geografia Crítica. Geopauta, Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, p. 19-36, 2017. DOI: https://doi.org/10.22481/rg.v1i1.1678
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012
SILVA, Alcinéia de Souza. Juventudes e movimentos sociais no Brasil: fenômenos de interesse da Geografia escolar. Élisée, Porangatu, v. 7, n. 1, p. 53-69, 2018.
VENDRAMINI, Célia Regina. Jovens migrantes diante do desafio de trabalhar e estudar. Contrapontos, Itajaí, v. 17, n. 3, 2017. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p427-440
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.