SISTEMAS TÉCNICOS E O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO CAPITALISTA DO CAMPO NO MÉDIO/BAIXO JAGUARIBE/CE

Autores

Resumo

Este artigo objetiva compreender a tipificação dos sistemas técnicos de captação das águas nas aluviões do rio Jaguaribe no município de São João do Jaguaribe-CE, no elo com o uso e ocupação do solo no contexto da intensificação das relações capitalistas no campo na região, a partir da década de 1970. Como bases teóricas foram utilizados os filósofos Karl Marx, Herbert Marcuse e o geógrafo Milton Santos. Foram mapeados e classificados todos os poços da área, segundo tipo, localização, profundidade e nível estático. Pelo mapeamento in situ, foram cadastrados e trabalhados para este artigo, 831 poços na aluvião do rio Jaguaribe no referido município, sendo que 22,38% são tubulares, 38,51% mistos e 39,11% são cacimbões. Questiona-se a visão de neutralidade das técnicas, advogando-se a compreensão de que estas estão atreladas à forma social vigente e que os dados apontam para um entendimento ligado à influência da inserção do capitalismo na região estudada, na constituição dos sistemas técnicos de captação das águas, o que não resultou, em geral, em melhorias das condições sociais dos trabalhadores e pequenos produtores.

Biografia do Autor

Antônio Flávio Costa Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará - UECE Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC

Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2018), Graduação em Geologia pelo Departamento de Geologia/CC/ Universidade Federal do Ceará (2015), Graduação em Geografia / Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (1995), Graduação em Geografia / Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (1996), Graduação em História / Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará (2001), Graduação em História / Licenciatura pela Universidade Federal do Ceara (1998). Em termos de Pós-Graduação, cursou Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2004), Especialização em Educação Ambiental (450h/aula) na UECE (2005), Especialização em Metodologia do Ensino em Geografia na UECE (2002) e Especialização em Psico-Pedagogia na UECE (2000). Desde Fevereiro/1998, por concurso público, está vinculado a Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC sendo Professor Titular dos Colégios CAIC (Ensino Médio - 100h/a) e EEFM João Mattos - Fortaleza/CE (Ensino Médio - 100h/a), ambos na Área de Geografia. Além das atividades didáticas pertinentes a Geografia, atua também na área de Hidrogeologia e Geologia Ambiental, integrando os conhecimentos adquiridos dos diferentes cursos de Graduação e pós-graduação.

Andrea Almeida Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2012). Na UECE está vinculada ao Centro de Ciência e Tecnologia, Curs de Geografia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. Área de Pesquisas: Geomorfologia Fluvial de áreas semiáridas; Estudos Sociambientais.

João César Abreu de Oliveira Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE

Professor de Geografia Humana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Pós-Graduação em Teoria, Metodologia e Prática de Ensino do IFCE.  Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Questão Agrária, Epistemologia da Geografia, Geografia Urbana, Ensino de Geografia e Educação. 

Amanda Quintela de Castro, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Possui graduação em Geografia/ Bacharelado (2015) e mestrado em Geografia (2018) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é doutoranda e graduanda em Geografia/ Licenciatura na mesma universidade. Está como secretária da diretoria da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB - sessão Fortaleza biênio 2018-2020). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Ambiental, Reservas Extrativistas, Conflitos socioambientais, Ecologia Política e Justiça Ambiental.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

COSTA PINHEIRO, A. F.; ALMEIDA CAVALCANTE, A.; ABREU DE OLIVEIRA FILHO, J. C.; QUINTELA DE CASTRO, A. SISTEMAS TÉCNICOS E O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO CAPITALISTA DO CAMPO NO MÉDIO/BAIXO JAGUARIBE/CE. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 55, p. 343–384, 2021. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2127. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos