Hidrelétricas e reassentamento:ensaios sobre a temporalização dos impactos ligados a (des) territorialização das famílias reassentadas em Santa Rita, Rondônia

Authors

Abstract

Em 2008 foi instalado no município de Porto Velho - RO, região norte do Brasil, duas usinas hidrelétricas (UHE), (Jirau e Santo Antônio) no rio Madeira. A sua instalação foi fundamentada no suprimento de energia elétrica renovável no Brasil. Contudo, as UHEs causam impactos diversos, nos locais onde são instaladas, e um dos mais conflituosos é o remanejamento das populações atingidas. Neste contexto, objetiva-se analisar a temporalidade dos impactos ocasionados pela hidrelétrica de Santo Antônio no rio Madeira considerando o processo de (des)territorialização das famílias reassentadas em Santa Rita. O conceito norteador é o território, de modo a compreender suas temporalidades. A metodologia é composta pela pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo. Diante disso, as famílias reassentadas tinham uma ligação social, econômica e de subsistência com a agricultura, após a implantação da UHE, ao temporalizar os impactos, evidência-se sobreposições de interesses e conflitos referente ao uso dos recursos naturais, os quais se estendem até os dias atuais.

Author Biographies

Laila Cíntia Mota Belforte, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia/Bolsista CAPES 

Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Maria Madalena de Aguiar Cavalcante

 Professora do Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia.

Published

2022-03-30

How to Cite

BELFORTE, L. C. M.; CAVALCANTE, M. M. de A. Hidrelétricas e reassentamento:ensaios sobre a temporalização dos impactos ligados a (des) territorialização das famílias reassentadas em Santa Rita, Rondônia. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 56, p. 701–726, 2022. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2078. Acesso em: 16 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos