Hidrelétricas e reassentamento:ensaios sobre a temporalização dos impactos ligados a (des) territorialização das famílias reassentadas em Santa Rita, Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2078Abstract
Em 2008 foi instalado no município de Porto Velho - RO, região norte do Brasil, duas usinas hidrelétricas (UHE), (Jirau e Santo Antônio) no rio Madeira. A sua instalação foi fundamentada no suprimento de energia elétrica renovável no Brasil. Contudo, as UHEs causam impactos diversos, nos locais onde são instaladas, e um dos mais conflituosos é o remanejamento das populações atingidas. Neste contexto, objetiva-se analisar a temporalidade dos impactos ocasionados pela hidrelétrica de Santo Antônio no rio Madeira considerando o processo de (des)territorialização das famílias reassentadas em Santa Rita. O conceito norteador é o território, de modo a compreender suas temporalidades. A metodologia é composta pela pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo. Diante disso, as famílias reassentadas tinham uma ligação social, econômica e de subsistência com a agricultura, após a implantação da UHE, ao temporalizar os impactos, evidência-se sobreposições de interesses e conflitos referente ao uso dos recursos naturais, os quais se estendem até os dias atuais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.