A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E SUAS REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS SUJEITOS
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2020.2063Abstract
Neste trabalho, analisamos a compreensão dos professores de Geografia da rede municipal de ensino de Feira de Santana/Bahia acerca do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia e suas repercussões no trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, realizada a partir de quatro etapas: levantamento bibliográfico, levantamento de dados, tratamento e análise dos dados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) e a construção do metatexto. Para análise utilizamos duas categorias: a compreensão e os impactos da BNCC. Os dados apontam que a Base assume dois sentidos para os docentes: a de padronização curricular e a de documento norteador do ensino. Para 80% dos docentes, a implementação da BNCC de Geografia produzirá alguma transformação na sua prática docente, no entanto não existe um consenso a respeito de quais são esses impactos.Downloads
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