A nova geografia econômica mundial e a emergência de um novo sistema portuário no Estado do Ceará: o Porto do Pecém
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2004.196Abstract
O presente texto contém um estudo sobre o processo evolutivo dos sistemas de acumulação capitalista fordista e flexível, além de suas implicações nos espaços do mundo subdesenvolvido. Refere-se ao surgimento de novos espaços produtivos e à criação de infra-estruturas, nos países do Terceiro Mundo, para atender exigências do modelo de acumulação vigente. Nesse sentido, o sistema portuário é destacado como fundamental para inserir, no cenário mundial, os núcleos produtivos recém-criados. Como destaque, o trabalho detalha a estrutura do Porto de Pecém, na região metropolitana de Fortaleza, situado estrategicamente para atender as rotas internacionais, vinculando o Nordeste brasileiro aos mercados dos Estados Unidos e Europa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-08-10
How to Cite
CRUZ LIMA, L.; MONIÉ, F.; GONÇALVES BATISTA, F. A nova geografia econômica mundial e a emergência de um novo sistema portuário no Estado do Ceará: o Porto do Pecém. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 23, p. 97–109, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2004.196. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/196. Acesso em: 24 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.