Territorialidade indígena no Rio Grande do Sul

Authors

  • Fernando Ernesto Baggio Di Sopra Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento - PGDREDES http://orcid.org/0000-0002-6737-3587

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2020.1942

Abstract

O presente artigo aborda aspectos referentes à territorialidade indígena no Estado Rio Grande do Sul, buscando identificar territórios-zona e territórios-rede intrínsecos aos povos indígenas Kaingang, Charrua e Mbyá Guarani. Após uma breve revisão bibliográfica sobre o conceito de território, foram sistematizadas as recentes territorializações indígenas no Rio Grande do Sul, as quais, sobrepostas, configuram-se numa multiterritorialidade indígena mais ampla e abrangente. Posteriormente, são analisados três estudos de caso envolvendo indígenas Kaingang: um acadêmico, um cacique de retomada de terra tradicional e uma liderança cuja família reterritorializou-se em uma metrópole. No primeiro caso, são transcritos trechos do TCC do indígena Douglas Jacinto da Rosa, no qual constam conceitos como Jykrê e Nanh Ga, bastante úteis para a compreensão da territorialidade Kaingang. Por fim, são transcritos trechos de entrevistas realizadas com duas lideranças Kaingang: Maurício Salvador, da retomada da Floresta Nacional de Canela/RS, e João Carlos Padilha, da comunidade Kaingang de Porto Alegre e da Terra Indígena Borboleta, reivindicada por seu povo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernando Ernesto Baggio Di Sopra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento - PGDREDES

Mestrando em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Campus Litoral Norte. Graduado em Gestão Ambiental, pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2014). Trabalha como Agente em Indigenismo, na Fundação Nacional do Índio - FUNAI e tem experiência nas áreas de Etnodesenvolvimento, Monitoramento Territorial e Gestão Ambiental em Terras Indígenas.

Published

2020-09-27

How to Cite

BAGGIO DI SOPRA, F. E. Territorialidade indígena no Rio Grande do Sul. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 54, p. 686–722, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2020.1942. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1942. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos