Categorias de análise intraurbanas na perspectiva teórica da produção do espaço

Autores

  • Diego Ferretto Universidade Paulista

Resumo

Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão teórico-metodológica no campo da geografia, ao iluminar categorias de análise intraurbanas pertinentes à denominada perspectiva teórica da produção do espaço, de matriz marxista.

A partir da revisão da literatura especializada, destacam-se contribuições de autores que buscaram operacionalizar as análises na escala intraurbana, superando a concepção restrita do espaço como mero suporte físico, ao assumir a dialética socioespacial como fundamento do método. Nessa perspectiva, são abordadas as categorias localização e estrutura intraurbana, assim como os agentes sociais, as formas e processos espaciais envolvidos na produção da cidade.  Essas categorias, simultaneamente aplicadas, potencializam, em diferentes realidades urbanas, a compreensão das especificidades, assim como evidenciam a dialética socioespacial inerente à pesquisa urbana.

Palavras-chave: produção do espaço; espaço intraurbano; localização; estrutura intraurbana; agentes e formas espaciais.

Biografia do Autor

Diego Ferretto, Universidade Paulista

Arquiteto urbanista (UFSC, 2007), doutor em Planejamento Urbano e Regional (FAUUSP, 2018), professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista e do Centro Universitário FIAMFAAM.

Downloads

Publicado

2020-09-27

Como Citar

FERRETTO, D. Categorias de análise intraurbanas na perspectiva teórica da produção do espaço. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 54, p. 170–197, 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1940. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos