Notas sobre a constelação multiescalar da totalidade concreta da crise do capital

Autores

Resumo

Apresentamosneste texto elementos fundamentais a pesquisa da sociedade contemporânea. Para tal, devemos ter em vista o processo de crise fundamental do capital e sua forma social e, considerando que a relação entre a totalidade e seus particulares continua a ser tematizada por meio de uma articulação de pequenas totalidade que compõe um todo, aos invés da relação entre forma e totalidade,desejamos contribuir com uma interpretação onde a modificação da mediação conforme o processo histórico se desenrola, trazendo novas categorias que orientam a prática e, portanto, também devem fazê-lo na teoria do conhecimento, caso nosso desejo seja compreender e criticar a realidade.

Biografia do Autor

Thiago Teixeira da Cunha Coelho, UFMG

Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP, com orientação do Professor Dr. Anselmo Alfredo. Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais com orientação do Professor Dr. Sergio Manuel Merêncio Martins. Doutorando em Geografia pelo IGC/UFMG com uma tese de titulo provisório: "Multiescalaridade do endividamento do Estado: elementos para compreensão da acumulação do capital no Colapso da modernização entre o municipal e o global". Membro do Núcleo de Geografia Urbana (IGC/UFMG) e do Grupo Tragédia (Trabalho, Geografia e Dialética), cujos encontros ocorrem todas às semanas e são realizados estudos e pesquisas acerca de temas como: teoria do valor, crise sistêmica e imanente do capital, materialismo histórico dialético, relação sujeito-objeto, ontologia do trabalho, capital fictício, formas sociais e formas de consciência, vida cotidiana e espaço urbano.

Downloads

Publicado

2020-09-27

Como Citar

COELHO, T. T. da C. Notas sobre a constelação multiescalar da totalidade concreta da crise do capital. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 54, p. 69–115, 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1904. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos