A Geografia Agrária na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2020.1870

Abstract

O presente artigo tem por objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular, (BNCC), o novo documento orientador das políticas educacionais brasileiras, para verificar a presença e a abordagem de temas oriundos da geografia agrária. Para subsidiar a análise documental, foi elaborada uma discussão teórica, dividida em duas partes. Na primeira, foram apresentados e discutidos os paradigmas e temas da geografia agrária e definidos os temas que seriam verificados na BNCC: disputas territoriais, agronegócio, soberania alimentar, geopolítica da questão agrária e a internacionalização da terra. A segunda parte, voltada para uma contextualização do ensino de geografia a partir da BNCC propriamente dita, discutiu aspectos de construção do documento e da forma como ele apresenta o componente curricular geografia, organizado por competências e habilidades. A análise do componente permitiu identificar a presença de alguns temas da geografia agrária, mas evidenciou a necessidade de ressignificações para uma abordagem orientada pelas contribuições da geografia crítica.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriel Leandro Mesquita, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Geografia -PPGEO - Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT

Onélia Carmem Rossetto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Pesquisadora Associada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia -PPGEO - Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT; Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade -GECA/UFMT; Pesquisadora do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais - ECOSS.

Sílvia Fernanda Cantóia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia - GPEEG e Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial - GADIS. Coordenadora do Sub-projeto de Geografia Licenciatura do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID da UFMT Campus Cuiabá. 

Published

2020-09-27

How to Cite

MESQUITA, A. L.; ROSSETTO, O. C.; CANTÓIA, S. F. A Geografia Agrária na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 54, p. 886–922, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2020.1870. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1870. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)