A Geografia Agrária na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular, (BNCC), o novo documento orientador das políticas educacionais brasileiras, para verificar a presença e a abordagem de temas oriundos da geografia agrária. Para subsidiar a análise documental, foi elaborada uma discussão teórica, dividida em duas partes. Na primeira, foram apresentados e discutidos os paradigmas e temas da geografia agrária e definidos os temas que seriam verificados na BNCC: disputas territoriais, agronegócio, soberania alimentar, geopolítica da questão agrária e a internacionalização da terra. A segunda parte, voltada para uma contextualização do ensino de geografia a partir da BNCC propriamente dita, discutiu aspectos de construção do documento e da forma como ele apresenta o componente curricular geografia, organizado por competências e habilidades. A análise do componente permitiu identificar a presença de alguns temas da geografia agrária, mas evidenciou a necessidade de ressignificações para uma abordagem orientada pelas contribuições da geografia crítica.

 

Biografia do Autor

Adriel Leandro Mesquita, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Geografia -PPGEO - Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT

Onélia Carmem Rossetto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Pesquisadora Associada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia -PPGEO - Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT; Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade -GECA/UFMT; Pesquisadora do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais - ECOSS.

Sílvia Fernanda Cantóia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia - GPEEG e Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial - GADIS. Coordenadora do Sub-projeto de Geografia Licenciatura do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID da UFMT Campus Cuiabá. 

Downloads

Publicado

2020-09-27

Como Citar

MESQUITA, A. L.; ROSSETTO, O. C.; CANTÓIA, S. F. A Geografia Agrária na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 54, p. 886–922, 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1870. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)