Novas articulações urbano-regionais do sistema industrial localizado calçadista de Franca (SP)

Autores

  • José Eudázio Honório Sampaio Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumo

O presente trabalho tomou como objeto de estudo as dinâmicas produtivas do Sistema Industrial Localizado (SIL) calçadista de Franca (SP), mediante o processo de reestruturação produtiva. Objetiva-se, deste modo, analisar as novas articulações urbano regionais deste SIL, a partir da adoção de estratégias de acumulação pautadas na redução de custos, da disjunção funcional, de uma economia local em rede e, principalmente, da ampliação da divisão do trabalho, dinamizadoras dos circuitos espaciais produtivos. Para isso, uma metodologia foi traçada a partir de um levantamento bibliográfico e documental; levantamento estatístico e montagem de banco de dados; a montagem de hemerotecas temáticas e trabalho de campo. Como conclusões apontamos as novas articulações urbano regionais estabelecidas a partir do processo de reestruturação produtiva, com base na disjunção funcional das atividades e na centralização da produção calçadista por Franca, no espaço urbano, em sua região e no território nacional.

Biografia do Autor

José Eudázio Honório Sampaio, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo/UECE). Mestre em Geografia no ProPGeo/UECE (2020). Foi bolsista de mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Licenciando e Bacharel (2017) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ (2014-2017) e IC/UECE (2014) da Universidade Estadual do Ceará. É vinculado ao Laboratório de Estudos do Território e da Urbanização - LETUr. Integrante do Grupo de pesquisa "Sistemas Técnicos e Espaço" - certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Geografia econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade industrial e urbanização; reestruturação produtiva e territorial da indústria de calçados no Brasil; Sistemas Industriais Localizados; impactos da reestruturação sobre a indústria de calçados do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-09-27

Como Citar

SAMPAIO, J. E. H. Novas articulações urbano-regionais do sistema industrial localizado calçadista de Franca (SP). Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 54, p. 198–226, 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1778. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos