Espaço e memória do negro na área urbana de Sorocaba: um estudo do meio contra as invisibilidades na formação de professor de geografia e pedagogia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1621

Abstract

O projeto consistiu na realização de um estudo do meio durante o primeiro semestre de 2017. O objetivo central foi desenvolver e estruturar noções de espaço e tempo, por meio da análise de elementos relativos à memória da população negra local; identificar na paisagem urbana os "lugares de memória", os elementos socioculturais da formação da sociedade sorocabana e registar a memória cultural negra por meio de entrevistas. Foi utilizada a metodologia do estudo do meio como um método de ensino interdisciplinar e suas etapas trabalhadas com os estudantes. O trabalho de campo ocorreu em dois sábados com as duas turmas de 40 alunos. O compartilhamento dos olhares e as visões diferenciadas dos sujeitos sociais envolvidos no projeto permitiu uma reflexão crítica dos estudantes e dos professores. Materiais didáticos foram elaborados pelos estudantes e expressaram a construção do conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edelci Nunes da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Geografa, Professora Associada  no curso de Licenciatura em Geografia no Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da Universiade Federal de São Carlos

Lourdes de Fatima Bezerra Carril, Universidade Federal de São Carlos

Geografa, Professora Adjunta  no curso de Licenciatura em Geografia no Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da Universidade Federal de São Carlos

Published

2019-08-26

How to Cite

SILVA, E. N. da; CARRIL, L. de F. B. Espaço e memória do negro na área urbana de Sorocaba: um estudo do meio contra as invisibilidades na formação de professor de geografia e pedagogia. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 52, p. 360–392, 2019. DOI: 10.62516/terra_livre.2019.1621. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1621. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos