Os Grandes Projetos de Desenvolvimento (GPDs): uma análise crítica a partir da Geografia
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1620Abstract
Os chamados Grandes projetos de Desenvolvimento (GPDs) foram, em diferentes momentos da história brasileira, protagonistas nos modelos de desenvolvimento nacional. Associados às noções de progresso, crescimento econômico e desenvolvimento propriamente, esses GPDs sempre geraram grande impacto socioambiental negativo ao nível local, ao mesmo tempo que, realizam seu papel na acumulação capitalista nas escalas superiores. O presente artigo se propõe a uma análisecrítica da implementação dos GPDs, à sua escolha como indutores do desenvolvimento e aos modelos teóricos que subsidiam sua implementação. O texto contará com três sessões: uma primeira destinada a recuperar a noção de François Perroux de polo de crescimento, inspiradora da implantação dos GPDs no Brasil dos anos 1970; uma segunda centrada nas teorias sobre desenvolvimento local/regional das últimas quatro décadas; uma terceira e última voltada para a análise do contexto atual dos GPDs, associando-os, sobretudo, aos conceitos de desigualdades ambientais, neodesenvolvimentismo, consenso das commodities e acumulação por espoliação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.