Memória de outra cidade: os quilombos e a urbanização de Salvador (BA)
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1598Abstract
A ciência tem sido cobrada a pensar o mundo a partir da pluralidade dos povos; tarefa importante, especialmente nas Américas, onde povos originários, povos da diáspora e migrantes sofreram processos de exploração específicos, construindo espaços a partir de cosmovisões e estratégias particulares. Com base na crítica decolonial, o artigo analisa como as territorialidades quilombolas constroem a memória e influenciam o espaço urbano. Considerando que a memória oficial da cidade e a educação formal pouco tem incorporado a percepção destes grupos, trata-se de evidenciar seu locus de enunciação por meio de uma genealogia entre conhecimentos científicos e saberes populares. Além de analisar os efeitos da colonialidade em Salvador (BA), são feitas considerações acerca do kipovi cabuleiro e do quilombo da Nova Constituinte. Os procedimentos metodológicos incluem revisão bibliográfica, pesquisa documental, registros em campo e entrevistas semiestruturadas. As evidências demonstram nexos do passado e do presente nas no patrimônio e nas estratégias de combate ao racismo e à colonialidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.