Distritos municipais brasileiros: análise enquanto e através das escalas geográficas

Autores

  • Maryna Vieira Martins Antunes Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista
  • Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista

Resumo

O objetivo do artigo é realizar uma reflexão sobre as possibilidades de entendimento dos distritos municipais por meio do conceito de escala geográfica em diferentes perspectivas e interpretações. A partir de revisão bibliográfica e de pesquisa de campo, abordamos sua construção como uma escala oficial do Estado brasileiro, sua condição como uma “escala esquecida” do ponto de vista da gestão e do planejamento estatal, e debatemos a perspectiva da “política de escalas”. Concluímos que os distritos municipais podem ser analisados enquanto uma escala e através das escalas à medida que se interroga sua constituição oficial, suas consequências do ponto de vista do planejamento e as possibilidades de superação dos problemas e limitações, conceituais e para a população, dessa escala.

Biografia do Autor

Maryna Vieira Martins Antunes, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/Unesp), bolsista CAPES. Possui graduação em Licenciatura (2011), Bacharelado (2012) e Mestrado (2016) em Geografia pela mesma instituição. É integrante do Grupo de Estudos Dinâmica Regional e Agropecuária (GEDRA) vinculado ao departamento de Geografia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP - Campus Presidente Prudente-SP.

Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista

Professora assistente doutora do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Pres. Prudente. Atua no Curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia. É pesquisadora (PQ) do CNPq. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia no período entre 01/08/2014 a 30/04/2017. Atuou como professora concursada do ensino fundamental e médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1987-1990) e do Curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Centro Universitário de Três Lagoas (1988-1993). Possui graduação em Geografia pela FCT/Universidade Estadual Paulista (1985), campus de Presidente Prudente; mestrado e doutorado em Geografia pelo IGCE da Universidade Estadual Paulista (1991 e 2000), campus de Rio Claro; e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales do CRBC - Paris (2005). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas; segurança alimentar; organização do espaço; relações campo-cidade; estratégias de reprodução social; formas de organização coletiva; desenvolvimento local e regional.

Downloads

Publicado

2019-08-26

Como Citar

VIEIRA MARTINS ANTUNES, M.; MEDEIROS HESPANHOL, R. A. de. Distritos municipais brasileiros: análise enquanto e através das escalas geográficas. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 52, p. 530–564, 2019. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1563. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos