CONTRIBUIÇÕES E EQUÍVOCOS DAS ABORDAGENS MARXISTAS NA GEOGRAFIA ECONÔMICA: UM BREVE BALANÇO
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2002.150Abstract
Este artigo faz algumas reflexões sobre os principais problemas teóricos e metodológicos enfrentados pelos especialistas da Geografia Econômica (sejam eles economistas ou geógrafos) com o fim de avaliar criticamente os limites e possibilidades das abordagens marxistas nos estudos regionais. Duas questões são centrais dentro dessa discussão. A primeira delas é a de estabelecer se as “regiões” são construções intelectuais utilizadas para fins de análise e planejamento ou se constituem fenômenos objetivos, dados da realidade que, apesar disso, são difíceis de serem conceituados. A segunda questão diz respeito à dificuldade de conciliar o esforço de teorização sobre os padrões de organização do espaço com a perspectiva histórica de análise dos fenômenos sociais e econômicos que possuem expressão espacial.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-05-24
How to Cite
DINIZ FILHO, L. L. CONTRIBUIÇÕES E EQUÍVOCOS DAS ABORDAGENS MARXISTAS NA GEOGRAFIA ECONÔMICA: UM BREVE BALANÇO. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 18, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2002.150. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/150. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.