SISTEMAS LOCAIS DE INFORMAÇÃO E A GESTÃO PÚBLICA DA QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES

Authors

  • Tânia Margarete Mezzomo Keinert Instituto de Saúde, Centro de Pesquisa.
  • Ana Paula Karruz Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Política.
  • Silvia Maria Karruz Instituto de Saúde, Secretaria Estadual da Saude, Nucleo de Políticas Públicas Em Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2002.148

Abstract

Este trabalho desenvolve-se em duas frentes: a primeira busca realizar uma revisão bibliográfica dos conceitos de qualidade de vida e de sistemas locais de informação enquanto fornecedores de subsídios à formulação, gestão e avaliação de políticas públicas, com destaque para os observatórios. A segunda objetiva estudar e sistematizar aspectos metodológicos relacionados a sistemas locais de informação e indicadores de qualidade de vida, bem como diferentes arranjos institucionais de organizações destinadas a produção, armazenamento, coleta, análise e disseminação de informações relacionadas à qualidade de vida em nível local. São analisadas experiências diferenciadas realizadas no Brasil e no exterior, atentando especialmente para o seu impacto no processo de gestão pública

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tânia Margarete Mezzomo Keinert, Instituto de Saúde, Centro de Pesquisa.

Tania Margarete Mezzomo Keinert concluiu o Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração de São Paulo em 1999 tendo realizado o Pós-Doutoramento na universidade do Texas, em Austin/EUA com bolsa da Fapesp. Tem Especialização em Economia Pubblica pela Universitá Commerciale Luigi Bocconi (1990) , Especialização em Administracion Municipal y Regional pela Haifa University (1989) , Mestrado em administração Pública e Governo pelo Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (1991). Atualmente é pesquisador científico IV do Instituto de Saúde da SES/SP. É consultora internacional - programas das nações unidas para o desenvolvimento no brasil. Atua nas áreas de administração, administração publica, economia e inovação, direito à saúde, envelhecimento, privacidade das informações em saúde, participação social, gestão da saúde e qualidade de vida. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: organizações, administração publica, ensino e pesquisa em administração, analise de conteúdo, gestão da saúde, políticas públicas, descentralização, inovação, gestão municipal, observatórios de qualidade de vida, envelhecimento, direito à saúde e sustentabilidade.

Ana Paula Karruz, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Política.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004) e doutorado em Políticas Públicas e Administração Pública pela George Washington University (2010). Atualmente é Professora Substituta no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em avaliação de políticas públicas, educação, e qualidade de vida nas cidades.

Published

2015-05-24

How to Cite

MEZZOMO KEINERT, T. M.; KARRUZ, A. P.; KARRUZ, S. M. SISTEMAS LOCAIS DE INFORMAÇÃO E A GESTÃO PÚBLICA DA QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 18, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2002.148. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/148. Acesso em: 22 nov. 2024.