Geografia do colapso: Crise e desestruturação produtiva na realidade metropolitana do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1448Abstract
A Região Metropolitana do Rio de Janeiro assistiu, nos últimos anos, a implementação de novos empreendimentos do ramo industrial e logístico, num processo consolidação econômica de suas “fronteiras”. No decorrer deste processo, as bordas metropolitanas do Rio de Janeiro se firmaram como área de expansão, influência e, por que não, como polo de propagação política, econômica, social, cultural e ambiental da própria metrópole. Todavia, em tempos de ruptura política e crise espraiada, há um verdadeiro colapso econômico e social das cidades da borda metropolitana. O desmantelamento do COMPERJ – Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro, a diminuição da intensidade das atividades portuárias em Itaguaí e a subutilização do Arco Rodoviário Metropolitano do Rio de Janeiro são exemplos importantes da derrocada produtiva em curso.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.