A Educação Geográfica em construção

Autores

  • Maria Francineila Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Xosé Manuel Souto

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2016.741

Resumo

A concepção da geografia que se ensina, nos diferentes países e nos diversos níveis escolares, constituiu uma preocupação para a União Geográfica Internacional. Nesta perspectiva o presente artigo investiga como a Educação Geográfica vem sendo discutida em alguns periódicos no Brasil, Espanha e Reino Unido, para assim contrastar as inquietudes docentes com as Declarações Internacionais sobre Educação Geográfica da União Geográfica Internacional. Sendo assim, realizamos uma análise das Declarações da UGI/IGU de 2015-2016 e o levantamento dos artigos de alguns periódicos que abordam três categorias de análise: educação geográfica, metodologias e a formação inicial. Como resultado da investigação e análise, constatamos que a discussão acerca da educação geográfica são intensas e relevantes nas Declarações e incipientes nos periódicos analisados. Reconhecemos a importância e a necessidade de consolidação da educação geográfica no ambiente escolar e na universidade, visando à construção de um cidadão crítico e ativo frente às situações postas pela sociedade.

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Publicado

2018-02-25

Como Citar

SANTOS, M. F.; SOUTO, X. M. A Educação Geográfica em construção. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 46, p. 79–113, 2018. DOI: 10.62516/terra_livre.2016.741. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/741. Acesso em: 11 out. 2024.