Princípios de organização curricular da geografia na escola brasileira
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2015.620Resumo
O objetivo deste artigo é debater o currículo de geografia, neste contexto de criação da base nacional comum curricular. Inicia com temas da realidade educacional brasileira e das políticas educacionais, pressupostos das práticas curriculares. Em seguida, a análise do Documento Preliminar à Base Nacional Comum Curricular. No fim, é apresentado proposta alternativa ao conteúdo da BNCC, com outros princípios de organização curricular para o ensino de geografia. Considerando a realidade nacional, de grande concentração de riqueza e poder, o debate serve ao propósito de mobilizar os movimentos sociais, professores, alunos e comunidade da escola pública brasileira para um projeto contundente e claro de superação da acentuada desigualdade social, balizado pelas lutas das trabalhadoras/trabalhadores por direitos sociais e étnico-raciais, direito à terra e à reforma agrária, à segurança alimentar, à morada adequada, ao trabalho digno e devidamente remunerado, à saúde pública preventiva e curativa, à educação pública em todos os níveis, à cultura em diferentes expressões, ao respeito à diferença.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-27
Como Citar
COUTO, M. A. C. Princípios de organização curricular da geografia na escola brasileira. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 44, p. 144–176, 2017. DOI: 10.62516/terra_livre.2015.620. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/620. Acesso em: 21 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.