“Bio(Geo)grafias" docentes e outras (Geo)grafias: Narrativas e práticas de professoras de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2015.613Resumo
O texto apresenta questões importantes ao problematizar o ensino de Geografia em contextos rurais, a partir do movimento de compreensão das experiências de seis professoras de Geografia que moram na cidade e exercem à docência em espaços rurais. Nessa docência em travessia, as professoras reconstroem a si mesmas como pessoas e professoras, a partir da reflexão da experiência vivenciada. O estudo pautou-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, ancorado nos pressupostos da abordagem (auto)biográfica. Foram utilizados como fonte de dados as entrevistas narrativas e as observações, analisados a partir de princípios da hermenêutica, na perspectiva interpretativa-compreensiva. Ao operar com o conceito de “bio(geo)grafias” docentes, a pesquisa toma os deslocamentos geográficos vivenciados pelas professoras como um espaço-tempo produtor da profissão e de reinvenção de suas práticas. Essa “ritualização” diária com implicações no território da profissão, revela, mediante táticas singulares e modos inventivos, disposições ensinar e aprender Geografia em contextos rurais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-27
Como Citar
MEIRELES, M. M. de. “Bio(Geo)grafias" docentes e outras (Geo)grafias: Narrativas e práticas de professoras de Geografia. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 44, p. 46–74, 2017. DOI: 10.62516/terra_livre.2015.613. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/613. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.