A geografia da alimentação em frente pioneira (Londrina - Paraná)
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2005.400Resumo
O artigo trata dos primeiros resultados da pesquisa sobre regimes alimentares e agricultura nas décadas de 1930 a 1950 no Norte do Paraná. A cidade de Londrina foi um núcleo de onde irradiavam trabalhadores e colonos que participaram ativamente do processo de substituição da mata nativa por lavouras de café e de produtos de subsistência. Brasileiros – paulistas, mineiros e nordestinos – e estrangeiros formavam essa população, mantendo e adaptando seus regimes alimentares, instalando lavouras. A alimentação rotineira por vezes tinha a caça de animais da floresta como um recurso. A população urbana de então era a consumidora destes produtos, além daqueles comercializados por lojas de “secos e molhados”. A alimentação se diferenciava de acordo com as festas, casamentos, calendários agrícola e religiosoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-09-03
Como Citar
DE CARVALHO, M. S. A geografia da alimentação em frente pioneira (Londrina - Paraná). Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 95–110, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2005.400. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/400. Acesso em: 14 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.