A construção da nação nos livros didáticos de Geografia da Primeira República

Autores

  • Naiemer Ribeiro de Carvalho UFMG AGB SLBH

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2015.381

Resumo

Esse artigo analisa a presença de uma ideologia nacional e a compreensão de como se formou e se criou uma ideia e imagem de Brasil nos livros didáticos de geografia do ensino secundário na Primeira República (1889-1930). Esse período decisivo à afirmação e definição da nacionalidade brasileira representou a transição da ideologia imperial para uma ideologia nacional com um Estado-Nação forte, civil e republicano. A unicidade e a centralização do território eram valores imprescindíveis. Para o pensamento geográfico, sua consolidação e sistematização no Brasil incluiu-se a participação da disciplina escolar. O cabedal teórico-metodológico mobilizado para a compreensão do espaço e da realidade vivida à época e registrada nos livros didáticos de geografia se apoiou na análise histórica do período, da geografia escolar e do pensamento geográfico. Desta conjunção foram extraídas as categorias de análise: Natureza e Território; e Civilização e Modernidade. Elas nos auxiliaram a perceber as transformações materiais e conceituais atuantes no imaginário passado sobre o território nacional, presentes nos livros didáticos de geografia e constituintes daquele pensamento geográfico.

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Biografia do Autor

Naiemer Ribeiro de Carvalho, UFMG AGB SLBH

Técnica em Assuntos Educacionais, Diretoria de Divulgação Científica, Pró-Reitoria de Extensão, UFMG

Publicado

2017-06-30

Como Citar

CARVALHO, N. R. de. A construção da nação nos livros didáticos de Geografia da Primeira República. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 45, p. 137–173, 2017. DOI: 10.62516/terra_livre.2015.381. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/381. Acesso em: 30 out. 2024.