A ATUAL CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO

REARRANJO CURRICULAR E INTENCIONALIDADE FORMATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3704

Palavras-chave:

Contrarreforma do Ensino Médio; Intencionalidade Formativa; Pedagogia Política do Capital.

Resumo

Observa-se no coetâneo cenário a reformulação das políticas públicas para a educação em sua totalidade com dada centralidade para a formação básica da juventude brasileira, vide a crise real-ideal do Ensino Médio e as saídas impetradas para tal. Neste contexto, opera-se de modo recomposto o fenômeno contrarreformista para a última etapa da Educação Básica almejando a concreção do “homem de novo tipo” em tempos de materialização das novas morfologias do trabalho. Neste sentido objetivamos analisar, de modo panorâmico, os impactos da atual contrarreforma do Ensino Médio sobre parte da totalidade concernente. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter qualitativo e cunho explicativo, que se ancora no exame bibliográfico-documental. Como resultado podemos indicar que a atual concreção do Ensino Médio tende a recompor intencionalidades formativas em outro patamar, e formar jovens por meio do impulso pragmático e da liofilização epistemológica.

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Biografia do Autor

Rodrigo Coutinho Andrade, DEGEO-IM/UFRRJ

Doutor em Educação pelo PPGEduc-UFRRJ; Professor Adjunto do Departamento de Geografia do IM-UFRRJ; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FFP/UERJ; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ; Membro do GTPS-UFRRJ; Membro do GT de Ensino da AGB-Niterói; Vice-coordenador do CEGEd-UFRRJ.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

ANDRADE, R. C. A ATUAL CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO: REARRANJO CURRICULAR E INTENCIONALIDADE FORMATIVA. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 63, p. 106–140, 2025. DOI: 10.62516/terra_livre.2024.3704. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3704. Acesso em: 24 mar. 2025.