DO TRABALHO DIGITAL AO ENSINO PLATAFORMIZADO

REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO NEOLIBERALISMO DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3688

Palavras-chave:

Trabalho digital, Ensino plataformizado, Neoliberalismo digital.

Resumo

O presente artigo versa sobre as relações entre a digitalização da educação e as tranformações no mercado de trabalho, situadas no contexto do atual neoliberalismo digital. Possui como objetivo situar o avanço do digital sobre o ensino e sobre o trabalho como manifestações das reconfigurações produtivas associadas à Quarta Revolução Industrial. Para tanto, parte-se de uma metodologia que envolve a análise documental de organismos internacionais, bem como o estudo de caso do Paraná, como processo de territorialização do fenômeno observado. Concluímos, a partir dos achados, que a digitalização do ensino se revela como forma de controle social estatal e insumo para a economia de dados, simultaneamente constituindo a nova classe trabalhadora infoproletariada.

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Biografia do Autor

Carolina Batista Israel, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Geografia da UFPR e Coordenadora do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles (INCT). Pós-doutorado pela USP (2022). Pós-doutorado pela UFPR (2020). Doutora em Geografia Humana pela USP (2019), ganhou o Prêmio CAPES de Tese em 2020 e recebeu Menção Honrosa no Prêmio Tese de Destaque USP no mesmo ano. Mestra pela UFPR (2010). Graduada em Geografia pela UNESP (2005).

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

ISRAEL, C. B. DO TRABALHO DIGITAL AO ENSINO PLATAFORMIZADO: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO NEOLIBERALISMO DIGITAL. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 63, p. 183–220, 2025. DOI: 10.62516/terra_livre.2024.3688. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3688. Acesso em: 25 mar. 2025.