Krugman y el regreso a los modelos espaciales: ¿La nueva geografía?

Autores

  • Blanca Rebeca Ramírez

Resumo

A importância alcançada no âmbito da economia e das ciências sociais pela análise espacial e, com ela, a geografia, chama a atenção, ao aparecer como uma nova dimensão desconhecida até o momento atual. Para alguns autores, como Krugman, a economia,  e com ela a geografia, perderam rigor analítico na década de 1940, na medida em que a teoria do desenvolvimento não gerou técnicas adequadas de representação em modelos. Por isso, é necessário retomar esses conhecimentos, tentando resolver o grande dilema que implica a pergunta: quais idéiais são aceitáveis e quais não? Para isso,  propõe uma “nova geografia” que se refere à volta ao modelo de representação espacial.  O objetivo é apresentar os fundamentos, que sustentam Krugman e seus seguidores,  para retomar os modelos matemáticos e a teoria neoclássica como alternativa para tratar os problemas das diferenças no desenvolvimento dos países, assim como mostrar as limitações que a teoria tem para consegui-lo. Argumenta-se que a importância que tem para os países latino-americanos a análise desses temas está em que usamos novamente esses instrumentos de análise que representam mais um retrocesso do que um avanço no âmbito da teoria na geografia contemporânea.

Biografia do Autor

Blanca Rebeca Ramírez

Investigadora del Departamento de Teoría y Análisis de la División de Ciencias y Artes para el Diseño de la Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco, México. Miembro de la
Red Nacional de Investigación Urbana.


Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

RAMÍREZ, B. R. Krugman y el regreso a los modelos espaciales: ¿La nueva geografía?. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 25–38, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/348. Acesso em: 26 abr. 2024.