A aliança terra-capital no município de Três Lagoas/MS
renda fundiária, coronelismo e acumulação capitalista
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3469Palavras-chave:
aliança terra-capital, renda fundiária, territorialização do capital, Três Lagoas/MSResumo
No Brasil, a terra se mantém como elemento primordial para o desenvolvimento das relações capitalistas, em que a reprodução ampliada do capital ocorre alicerçada na realização da renda fundiária. Nesse sentido, capitalistas e proprietários fundiários realizam uma aliança terra-capital que dá unidade de classe e permite aos proprietários capitalistas auferir renda da terra e lucro. No caso do município de Três Lagoas/MS não é diferente. A realização da aliança terra-capital possibilitou diversidade nas cartelas de investimentos de famílias tradicionais do município e manteve a concentração fundiária. É com base nessa argumentação que este artigo tem por objetivo discutir a centralidade da renda fundiária nas relações econômicas e de poder do município de Três Lagoas, fundamentada na existência da aliança terra-capital estabelecida entre a unidade capitalista e as empresas de celulose. Do ponto de vista metodológico, realizou-se revisão bibliográfica; levantamento de dados, do IBGE; trabalho de campo e levantamento de matrículas junto ao cartório de imóveis.
Downloads
Referências
BARATELLI, Amanda Emiliana Santos. A dinâmica do processo de expansão do eucalipto e a majoração do preço da terra no município de Três Lagoas. 2019. 71p. (Monografia de Conclusão de Curso) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2019.
BARATELLI, Amanda Emiliana Santos. Terra, estado e capital: a centralidade da renda fundiária nas relações econômicas e de poder no município de Três Lagoas/MS. 2022. 217p. (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2022.
CASTILHO, Alceu Luís. Partido da terra. Editora Contexto, 2012. FAORO, Raymundo. Os donos do poder. Editora Globo, 1958.
HARVEY, David. Teoria marxista do Estado. In: HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Anablume, 2005.
KUDLAVICZ, Mieceslau. Dinâmica agrária e a territorialização do complexo celulose/papel na microrregião de Três Lagoas. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2011.
LEONARDO. Letícia Alves. Questão Agrária e patrimônios religiosos na diocese de Três Lagoas (MS). 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2020.
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. 3 ed. 1997.
MARTINS, José de Souza. O poder do atraso: ensaios de sociologia da história lenta. São Paulo: Hucitec, v. 2, 1994.
MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 1981.
MARX, Karl, 1818-1883. O Capital: crítica da economia política: livro III: o processo global da produção capitalista. – 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
MENDONÇA, Nadir Domingues. A (des)construção das (des)ordens: poder e violência em Três Lagoas, 1915-1945. Tese (Doutorado em História). São Paulo: FFLCH-USP, 1991.
NARDOQUE, Sedeval. Expansão geográfica do capital e reforma agrária em Mato Grosso do Sul nos governos FHC e Lula. In; COELHO, Fabiano; CAMACHO, Rodrigo Simão. O campo no Brasil contemporâneo: do governo FHC aos governos petistas (questão agrária e reforma agrária). Curitiba: CRV, 2017.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: FFLCH, 2007, 184p.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e Reforma Agrária. Estudos avançados, v. 15, n. 43, p. 185-206, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000300015
PERPETUA, Guilherme Marini. A mobilidade espacial do capital e da força de trabalho na produção de celulose e papel: um estudo a partir de Três Lagoas (MS). 2012. 251 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.
POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
PACHUKANIS, Evguiéni B. Teoria geral do direito e marxismo. Boitempo Editorial, 2017.
TEIXEIRA, Jodenir Calixto. A estrutura produtiva do campo e a evolução da pecuária no município de Três Lagoas-MS. In: III Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2005. Anais... Presidente Prudente - SP: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amanda Emiliana Santos Baratelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.