Ensino de geografia no Ensino Médio

aproximações entre trabalho e geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3420

Palavras-chave:

Ensino Médio, politecnia, formação espacial, Trabalho

Resumo

O novo Ensino Médio está relacionado a orientações curriculares que vêm construindo o papel de educar os estudantes a partir de competências para atendimento das demandas do capitalismo rentista. O  artigo busca identificar os elementos para  construção do currículo de geografia do ensino médio na perspectiva da relação entre trabalho e Ensino de Geografia. A pesquisa foi norteada pelo método do materialismo histórico e dialético fundamentada na periodização de Moreira (2020) atrelada às ideias pedagógicas da periodização de Saviani (2019) relacionando os problemas do ensino médio, em particular sua dualidade histórica e o papel da Geografia nos diferentes períodos da formação espacial brasileira. A metodologia do artigo foi estruturada pela pesquisa  bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com docentes da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da FIOCRUZ/RJ. Nessa perspectiva, a politecnia, é considerada como saída teórica para o Novo Ensino Médio aliada a compreensão dos modos de produção indissociáveis a natureza.

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Biografia do Autor

Jessilyn Gomes da Silva, UERJ/FFP

Mestre em Ensino de Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Formações de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professora de Geografia da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

GOMES DA SILVA, J. Ensino de geografia no Ensino Médio: aproximações entre trabalho e geografia. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 61, p. 316–359, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2023.3420. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3420. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos