LIVRO DIDÁTICO

REFLEXÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3398

Palavras-chave:

Livro Didático, Ensino de Geografia, Geografia local.

Resumo

O livro didático configura-se como ferramenta pedagógica consolidada e amplamente utilizada nas mais diversas áreas de ensino, o que lhe confere forte influência no trabalho docente. Com o intuito de refletir sobre o uso do livro didático no ensino de Geografia e sua interação com a Geografia local. Realizou-se revisão bibliográfica fundamentada em Bittencourt (2004), Callai (1998, 2016), Castellar e Vilhena (2012), dentre outros. O que permitiu evidenciar que o uso do livro didático de maneira contínua interfere na autonomia do professor e consequentemente no trabalho desenvolvido em sala de aula. Podendo gerar um distanciamento dos alunos na compreensão de fenômenos que se manifestam em escala local. Desse modo, é possível afirmar que não existe livro didático perfeito e por melhor que ele seja, sempre haverá necessidade do professor trabalhar eventuais incorreções com olhar crítico e reflexivo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Moreira de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus VI. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia - GPEGEO.

Glauber Barros Alves Costa, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação (UFSCAR - 2019) em que pesquisou a formação
docente e as políticas públicas com doutorado sanduíche na
Universidade de Lisboa em Portugal (ULISBOA - 2017). Mestre em
Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS - 2011).
Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia (UESB-2004) e licenciado em Pedagogia pela Claretiano
(Claretiano - 2018). É especialista em Ecoturismo pela Universidade
Federal de Lavras (UFLA - 2007).

Referências

BITTENCOURT, C. M. F. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Revista Educação e Pesquisa. v. 30, nº 3. São Paulo: EDUSP. Set/dez. 2004.

CALLAI, H. C. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In: GASTRIOVANNI, A. C. (orgs) Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Porto Alegre, 1998.

____________. O livro didático permite e oportuniza a democratização do conhecimento? In: SPOSITO, Eliseu [et. al.]. A diversidade da geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2016.

CARDOSO, Edvagno. Jorge Batista. Sociedade, natureza e espaço: a questão ambiental do Rio São João na cidade de Caetité - Bahia. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO, Vitória da Conquista, 2018.

CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

__________________. A Geografia e a Realidade Escolar Contemporânea: avanços, caminhos e alternativas. In. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento –

Perspectivas Atuais: Belo Horizonte, nov.2010.

COPATTI, C. Livro didático de geografia: da produção ao uso em sala de aula. Revista Geo. UEG, Porangatu, v.6, n.2, p.74-93, jul./dez. 2017

COSTA, G. B.A. Por um ensino de Geografia Crítico: discutindo questões de gênero em sala de aula. In: COSTA, Glauber Barros Alves. Diálogos entre Geografia e Educação. Curitiba: CRV Editora, 2014. p. 11-30.

FRANCO, M. A. R. S. do. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.

FREITAG, B.; COSTA, W. F. da; MOTTA, V. R. O livro didático em questão. Coleção Biblioteca da Educação, série 8. Atualidades em Educação, v. 3. São Paulo: Cortez, 1997.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2009. (Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS).

GONÇALVES, A. R.; MELATTI, C. Instrumentos para análise e escolha do Livro Didático de Geografia pelo professor: aspectos da formação cidadã. In: TONINI, et. Al. O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina, 2017, p. 39 - 59.

JESUS, M. E. de. Para onde foram as categorias geográficas no livro didático? Uma análise a partir do espaço, território, região e lugar. 2014. Trabalho de conclusão de curso Trabalho de conclusão de curso - TCC (licenciatura em Geografia) UNEB, Campus VI, Caetité - BA, 2014.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, ano 16, n.69, jan./mar. 1996.

LIMA, J. A. S.; THOMAZ, L. O estudo do lugar e a formação do aluno cidadão. Maringá, Paraná, 2016. Disponível em: artigo_janete_aparecida_lima.pdf (diaadia.pr.gov.br). Acesso em: 16 mar. 2022.

LOPES, C. S. Sala de aula de Geografia: que espaço é esse? Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina – 20 a 26 de março de 2005 – Universidade de São Paulo.

MAINARDES, J. Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma Contribuição para a Análise de Políticas Educacionais. Educ., Soc., Campinas, vol. 27, n.94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

MANTOVANI, K. P. O programa nacional do livro didático – PNLD – Impactos na qualidade do ensino público. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo Dissertação, 2009. 126 f (mestrado em Geografia Humana).

PAIVA, M. A.; JÚNIOR, M.M. O ensino da geografia, a cidade e a construção da cidadania. 2004, 2005. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 6/7, n.1, p. 123-140, 2004/2005.

RODRIGUES, A. L. de; CUNHA, E. S. de. Nas entrelinhas do livro didático de geografia: a percepção de professores e alunos. 2020. Revista GeoPantanal, UFMS/AGB. Corumbá/MS, N. 28 183-193, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/revgeo/article/view/10963. Acesso em: 20 de nov. 2022.

ROCKENBACH, D. A Geografia Urbana no livro didático. 1993, Dissertação (mestrado) - USP, São Paulo, 1993.

SANTANA FILHO, M. M. de. A educação Geográfica na escola: elementos desafiantes para o exercício da cidadania. Revista Tamoios, ano II, nº 2, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, dezembro, 2006.

SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.

SANTOS, I. G. A., COSTA, G. B. A.; CASTRO, F. L. MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS/ECOLÓGICOS EM DESTAQUE NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: representações e contradições. In: Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 12, n. 22, p. 05-28, jan./dez., 2022

SILVA, R. C. da; CARVALHO, M. A. de. O livro didático como instrumento de difusão de ideologias e o papel do professor intelectual transformador. In: III Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI/II Congresso Internacional em Educação. 2004. p. 1-11.

SOARES M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na Cibercultura. Educ. Soc, Campinas, dez. 2002, v. 23. n. 81, p. 141-160.

SOUZA, J. D. S.; AZEVEDO, R. C. O. de. O ensino de Geografia no contexto da história da educação brasileira: a categoria lugar e suas relações na educação e ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Ciências Humanas – DCH – Campus VI, Caetité, 2018.

SPOSITO, E. S. Livro didático em Geografia, do processo de avaliação à sua escolha. O livro didático em questão. 2006. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/161240livrodidatico.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução: João Batista Kreuch. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TAVARES, D. A.; CUNHA, J.S. O livro didático e o ensino de geografia: algumas reflexões. In: V colóquio internacional educação e contemporaneidade, 2011, São Cristovão/ SE. Geografia e ensino, 2011.

THOMAZ, L.; OLIVEIRA, R. C. A educação e a formação do cidadão crítico, autônomo e participativo. Dia-a-dia Educação, p. 1-25, 2009.

VASCONCELOS. V. S.; PASSOS. M. C. D. dos. SANTO. L. A. E. do. SILVA. H. P. B. A importância do conceito de lugar no ensino de geografia. Anais VI Congresso nacional de educação. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID2210_16082019101941.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.

VESENTINI, J. W. Para uma geografia crítica na escola: textos críticos. São Paulo: Ática, 1998.

VIANA, M. M.; COSTA, G. B. A.; CUNHA, A. L. S. A política nacional de alfabetização (PNA) de 2019: algumas reflexões. 2022. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1012-1025, abr./jun. 2022.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

DE OLIVEIRA, E. M.; BARROS ALVES COSTA, G. LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 62, p. 766–796, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2024.3398. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3398. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento