LIVRO DIDÁTICO

REFLEXÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3398

Palavras-chave:

Livro Didático, Ensino de Geografia, Geografia local.

Resumo

O livro didático configura-se como ferramenta pedagógica consolidada e amplamente utilizada nas mais diversas áreas de ensino, o que lhe confere forte influência no trabalho docente. Com o intuito de refletir sobre o uso do livro didático no ensino de Geografia e sua interação com a Geografia local. Realizou-se revisão bibliográfica fundamentada em Bittencourt (2004), Callai (1998, 2016), Castellar e Vilhena (2012), dentre outros. O que permitiu evidenciar que o uso do livro didático de maneira contínua interfere na autonomia do professor e consequentemente no trabalho desenvolvido em sala de aula. Podendo gerar um distanciamento dos alunos na compreensão de fenômenos que se manifestam em escala local. Desse modo, é possível afirmar que não existe livro didático perfeito e por melhor que ele seja, sempre haverá necessidade do professor trabalhar eventuais incorreções com olhar crítico e reflexivo.

 

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Biografia do Autor

Elaine Moreira de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus VI. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia - GPEGEO.

Glauber Barros Alves Costa, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação (UFSCAR - 2019) em que pesquisou a formação
docente e as políticas públicas com doutorado sanduíche na
Universidade de Lisboa em Portugal (ULISBOA - 2017). Mestre em
Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS - 2011).
Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia (UESB-2004) e licenciado em Pedagogia pela Claretiano
(Claretiano - 2018). É especialista em Ecoturismo pela Universidade
Federal de Lavras (UFLA - 2007).

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

DE OLIVEIRA, E. M.; BARROS ALVES COSTA, G. LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 62, p. 766–796, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2024.3398. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3398. Acesso em: 21 dez. 2024.

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Artigos

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